Jornalismo Móbile
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portal eMobile - Mais visitantes!

+14
zanei
Lidiane Bueno
Amilcar
Daniela
Andreia
Francine
Vanessa Barbosa
Eduk
Yrit Sitnik
Paula
Marina
Juliana
rafael augusto
Maurício
18 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 24/9/2008, 11:53

É triste dizer isso, mas nosso leitor não interage muito... Não sei se por preguiça ou falta de costume, mas quem já fez a seção cartas e e-mails das revistas pode confirmar. Algumas ferramentas para interação, como "envie essa matéria" por exemplo, já estão disponíveis e, na seção de artigos há espaço para comentários já há um bom tempo - e, até hoje, nenhum comentário foi postado!

Gostaria muito que houvesse maior participação dos leitores, mas sinceramente não sei o que fazer para que isso se concretize...

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Sugestões usando detalhes e imagens

Mensagem  Almir 24/9/2008, 12:54

Gostei muito da discussão, irá ajudar muito o nosso trabalho. Criaremos padrões para a melhor navegabilidade e visualização dos conteúdos com as melhores formas.
Para que isso seja feito da melhor maneira, continuem usando bastante detalhes e imagens em seus posts.
Almir
Almir

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  rafael augusto 24/9/2008, 13:20

O pior é que a Marina tem razão. Nossos leitores não têm o hásbito de interagir conosco, eu já tinha reparado nisso...........

abraços fraternos
rafael augusto
rafael augusto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/06/2008
Idade : 44
Localização : Caxias do Sul (RS)

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  rafael augusto 24/9/2008, 13:21

Seria o caso de pensar ações alternativas para criar uma "mudança cultural" nos nossos leitores, de maneira a trazer proveitos tanto para nós quanto para eles....
rafael augusto
rafael augusto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/06/2008
Idade : 44
Localização : Caxias do Sul (RS)

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Paula 24/9/2008, 13:44

Eduk escreveu:NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Outro ponto interessante e ainda não utilizado seriam as "notícias relacionadas", que seriam incluídas oferecendo mais uma opção de referência circular, proporcionando outras experiências e informações para o leitor.
As Notícias e Conteúdos Exclusivos (matérias online) poderiam se utilizar desse recurso.

Fica a dúvida se o vínculo deveria ser "automático" - onde incluiríamos palavras-chave junto com a notícia e o sistema se encarregaria de procurar e apresentar ao leitor notícias relevantes dentro do contexto, ou "manual", onde o próprio jornalista faria a pesquisa dentro do portal e incluiria os links relacionados.

Eu tinha pensado nisso também. Um exemplo ótimo desse tipo de recurso, na minha opinião, é o utilizado pela edição online do jornal britânico "The Independent".

Vejam neste link, por exemplo.
http://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/news/its-conquered-the-internet-now-google-goes-mobile-940315.html

A matéria é sobre o novo telefone do Google. Ali embaixo da matéria, escrito em azul ao lado de um quadradinho vermelho, aparece escrito "Interesting? Click here to explore further" (algo que, traduzido, significa algo do tipo: "Interessante? Clique aqui para explorar mais").

É só clicar ali, que abre uma "tela em miniatura" com os links, uma chamada e, eventualmente, fotos sobre o mesmo tema, que já tenham sido publicados no próprio site. Além disso, há a possibilidade de ter links externos - como, nesse caso, da wikipedia.
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 24/9/2008, 16:44

Pessoal...
O tópico de debate do eMobile progrediu muito bem. Ele já é o tópico mais visto e comentado do fórum. Temos 54 respostas (essa aqui é a de número 55) e, até o momento, 568 visualizações (tópico mais movimentado até então tinha sido o de discussão da nossa ferramenta de trabalho, que teve 53 respostas e 406 visualizações).

Várias idéias muito boas surgiram e várias análises bem condizentes com a realidade do portal foram feitas. Acho que todos conhecem o eMobile bem mais hoje do que conheciam há uma semana. Todos conseguem ver detalhes que nem sabiam que estavam ali, e todos agora olham o portal de uma forma mais analítica.

Agora, gostaria de direcionar o debate para outro caminho.
Falamos por enquanto de assuntos gerais, do que aparece, do que não aparece, de como se navega e dos “pisca-piscas”.

Mas, efetivamente, falamos pouco de jornalismo.
- Nós estamos mesmo fazendo um trabalho nota 10 no portal?
- Os textos estão ok para internet?
- Todos estão sabendo o que vale a pena (e como) divulgar notícias no portal?
- As manchetes estão atrativas para garantir que o internauta tenha interesse em ler o conteúdo e em voltar ao portal várias vezes por semana (e por que não por dia) para buscar novas informações?
- As fotos estão adequadas?

O que vocês acham do jornalismo que nós fazemos no portal?

Lembrem-se:
Isso não é uma análise do trabalho da Marina ou da Francine. É uma auto-analise do trabalho que toda a equipe faz para o portal, e de como podemos (se podemos) melhorar isso.
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Lidiane Bueno 24/9/2008, 16:58

pessoal
diante do que foi colocado pelo Maurício, acho que a primeira coisa que precisamos é criar uma cultura de fazer matérias para o site. ex: na cobertura de qualquer evento, chegar na redação e, antes de tudo, escrever uma versão para o site. tem que ser jogo rápido. o mesmo procedimento vale para notícias quentes que recebemos. na minha opinião, ainda não temos essa cultura.
abraços

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Daniela 24/9/2008, 17:15

Sou contra a limitação de tamanho para as matérias do site. Outro dia mesmo escrevi um texto que, a meu ver, continha informações de interesse para o leitor e ele foi cortado em dois terços. Não sei se foi tão encurtado por ser web, ou se as informações não eram tão interessantes quanto eu pensava.
De toda forma, acho que, apresentado de uma forma convidativa e leve, o tamanho do texto não importa, contanto que tenha um bom conteúdo.

Daniela

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Paula 24/9/2008, 17:20

Então, aproveitando o BOOM de visitação, vou compartilhar com vocês uma "angústia" que tenho em relação ao conteúdo do portal.

Eu sei que, se recebemos uma notícia "fresquinha", devemos já pensar em uma nota pro portal. Acontece que eu sempre fico na dúvida sobre qual a quantidade correta de informações que devemos colocar nas notas, o que colocar, etc.

Um exemplo: a emenda 91, que previa a redução do IPI, foi vetada. Eu recebi essa informação na segunda-feira pela manhã, mas só soube isso. Não sabia porque havia sido vetada, nem nada (depois descobri que isso nem seria divulgado, mas tudo bem). Fiquei com receio de colocar algo no portal, de deixar a notícia muito crua.

Só fui ter mais detalhes mesmo sobre o veto (soube que a notícia saiu no Diário Oficial de sexta, por exemplo), na terça-feira. Mas daí já era tarde pra colocar a notícia no portal, não era mais novidade. Fiquei bem frustrada com isso, porque perdi a chance de dar uma manchete legal.

Ou seja: eu ainda tenho bastante dificuldade em saber o que pode ou não ir pro portal. Tenho mania de achar que é resumo daquilo que estou escrevendo para as revistas, mas sei que isso é errado.

Com essa dificuldade, admito que acabo fornecendo uma quantidade mínima (senão nula) de informações pro site.

Sei que pra 2 ou 3 pessoas manterem o site atualizado dá um trabalhão. Só em pesquisar as notícias correlatas ao setor e tentar ouvir um ou dois entrevistados, perde-se um dia de trabalho, imagino. Se todos tivessem bem claro que tipo de notícia é boa pro portal, acho que daria, tranquilamente, pra produzir ao menos uma matéria legal online por dia. E quando digo produzir, é o pacote completo mesmo: fazer entrevistas, procurar materiais multimidia, etc.

Não sei se me expressei bem, mas é isso. affraid
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Francine 24/9/2008, 17:50

Daniela escreveu: Outro dia mesmo escrevi um texto que, a meu ver, continha informações de interesse para o leitor e ele foi cortado em dois terços. Não sei se foi tão encurtado por ser web, ou se as informações não eram tão interessantes quanto eu pensava.

Daniela, também sou contra a limitação de caracteres. Não sei se a matéria a que você se refere é a do Magazine Luiza. Se for, a sua nota foi ao ar na íntegra sim. Pode acessá-la em: http://portal.emobile.com.br/emobile/home/conteudo.view.asp?categoria_id=3&conteudo_id=5262

Talvez vc tenha confundido com outra nota sobre o mesmo assunto que foi ao ar tempo depois. Ela até tinha sido escrita anteriormente, mas devido a problemas técnicos, não estava aparecendo na home do site.
Nunca editei nada que outro repórter escreveu (só quando o tamanho de títulos e gravatas ultrapassam o padrão), e nem acho que tenho o direito de fazer isso.

Francine

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 25/9/2008, 08:50

Concordo totalmente com a Lidi! Acho que todos que forem a eventos ou feiras devem sempre se lembrar do eMobile... Eu sei como é corrido participar de feiras, mas é preciso que criemos em nós mesmos a cultura de colaborar com o site como puder. Cada um, quando tiver oportunidade, pode mandar notinhas sobre algum evento que está cobrindo. Não precisa ser uma lauda, pode ser até cinco linhas. E, se dali uma hora surgir outra informação, atualizaremos a notícia, já que o meio nos permite isso.

Outra coisa: é preciso que todos prestem mais atenção ao formato dos títulos e gravatas do site. Eles tem um tamanho determinado para caber na home de forma organizada (títulos destaque com uma linha, secundários com duas e gravatas com três ou quatro linhas). Não estou generalizando nem querendo criticar ninguém em específico, só estou dando uma sugestão que, como o Maurício disse, pode melhorar nosso trabalho como equipe. O site é um veículo diferente das revistas, logo, os títulos não podem chegar para a gente como os das notas de produtos ("Moderno e funcional"), por exemplo. Além do tamanho específico, é preciso que os títulos DIGAM sobre o que, ESPECIFICAMENTE, é a nota/matéria. bounce

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Michele SP 25/9/2008, 09:36

Também concordo com a Lidi em relação a cultura que ainda nos falta em relação ao site.
É preciso pensar nele com o mesmo carinho a atenção que temos com os impressos.
Acho que isso acontece porque antes era mais centralizado na Marina e agora está mais aberto e todos podem participar de forma mais efetiva.

E as dicas que a Marina deu são bem válidas também e muito úteis.
Quanto ao tamanho dos textos, não sou a favor dos textos enormes. Acho que acaba cansando o leitor, mesmo que o assunto seja muito interessante. Para "abusar" do tamanho, teríamos que ser bastante criativos e cuidar da parte visual com carinho também.

Michele SP

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Lidiane Bueno 25/9/2008, 11:24

Paula escreveu:Então, aproveitando o BOOM de visitação, vou compartilhar com vocês uma "angústia" que tenho em relação ao conteúdo do portal.

Eu sei que, se recebemos uma notícia "fresquinha", devemos já pensar em uma nota pro portal. Acontece que eu sempre fico na dúvida sobre qual a quantidade correta de informações que devemos colocar nas notas, o que colocar, etc.

Um exemplo: a emenda 91, que previa a redução do IPI, foi vetada. Eu recebi essa informação na segunda-feira pela manhã, mas só soube isso. Não sabia porque havia sido vetada, nem nada (depois descobri que isso nem seria divulgado, mas tudo bem). Fiquei com receio de colocar algo no portal, de deixar a notícia muito crua.

Só fui ter mais detalhes mesmo sobre o veto (soube que a notícia saiu no Diário Oficial de sexta, por exemplo), na terça-feira. Mas daí já era tarde pra colocar a notícia no portal, não era mais novidade. Fiquei bem frustrada com isso, porque perdi a chance de dar uma manchete legal.

Ou seja: eu ainda tenho bastante dificuldade em saber o que pode ou não ir pro portal. Tenho mania de achar que é resumo daquilo que estou escrevendo para as revistas, mas sei que isso é errado.

Com essa dificuldade, admito que acabo fornecendo uma quantidade mínima (senão nula) de informações pro site.

Sei que pra 2 ou 3 pessoas manterem o site atualizado dá um trabalhão. Só em pesquisar as notícias correlatas ao setor e tentar ouvir um ou dois entrevistados, perde-se um dia de trabalho, imagino. Se todos tivessem bem claro que tipo de notícia é boa pro portal, acho que daria, tranquilamente, pra produzir ao menos uma matéria legal online por dia. E quando digo produzir, é o pacote completo mesmo: fazer entrevistas, procurar materiais multimidia, etc.

Não sei se me expressei bem, mas é isso. affraid

acho que esta sensação de fornecer pouca informação para o site não é só da Paula, mais da maioria de nós. como a Michele disse, escrever para o portal ainda é uma coisa muito nova para quase todo mundo e, com o tempo, vamos melhorando isso.
mas, uma coisa que acho que pode ajudar nosso trabalho e não deixar passar as oportunidades, como a Paula comentou, é "conversar". Quando eu trabalhava em tv, aprendi que não devemos "guardar" informações, com o risco de ficar com uma batata quente nas mãos (rsos!). então, se você descobre alguma coisa, lembra do portal, mas tem dúvida, acha que a notícia não está completa, divulgue a informação para os colegas, passe para frente, troque idéia com algum editor. assim, as soluções acabam aparecendo.

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Lidiane Bueno 25/9/2008, 11:30

Marina escreveu:Concordo totalmente com a Lidi! Acho que todos que forem a eventos ou feiras devem sempre se lembrar do eMobile... Eu sei como é corrido participar de feiras, mas é preciso que criemos em nós mesmos a cultura de colaborar com o site como puder. Cada um, quando tiver oportunidade, pode mandar notinhas sobre algum evento que está cobrindo. Não precisa ser uma lauda, pode ser até cinco linhas. E, se dali uma hora surgir outra informação, atualizaremos a notícia, já que o meio nos permite isso.

Outra coisa: é preciso que todos prestem mais atenção ao formato dos títulos e gravatas do site. Eles tem um tamanho determinado para caber na home de forma organizada (títulos destaque com uma linha, secundários com duas e gravatas com três ou quatro linhas). Não estou generalizando nem querendo criticar ninguém em específico, só estou dando uma sugestão que, como o Maurício disse, pode melhorar nosso trabalho como equipe. O site é um veículo diferente das revistas, logo, os títulos não podem chegar para a gente como os das notas de produtos ("Moderno e funcional"), por exemplo. Além do tamanho específico, é preciso que os títulos DIGAM sobre o que, ESPECIFICAMENTE, é a nota/matéria. bounce

Marina
acho ótimo você colocar esses padrões porque nós não os conhecemos. mas, tenho uma dúvida: para os conteúdos exclusivos não precisa seguir isso né?

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 25/9/2008, 13:25

Lidiane Bueno escreveu:
Marina escreveu:Concordo totalmente com a Lidi! Acho que todos que forem a eventos ou feiras devem sempre se lembrar do eMobile... Eu sei como é corrido participar de feiras, mas é preciso que criemos em nós mesmos a cultura de colaborar com o site como puder. Cada um, quando tiver oportunidade, pode mandar notinhas sobre algum evento que está cobrindo. Não precisa ser uma lauda, pode ser até cinco linhas. E, se dali uma hora surgir outra informação, atualizaremos a notícia, já que o meio nos permite isso.

Outra coisa: é preciso que todos prestem mais atenção ao formato dos títulos e gravatas do site. Eles tem um tamanho determinado para caber na home de forma organizada (títulos destaque com uma linha, secundários com duas e gravatas com três ou quatro linhas). Não estou generalizando nem querendo criticar ninguém em específico, só estou dando uma sugestão que, como o Maurício disse, pode melhorar nosso trabalho como equipe. O site é um veículo diferente das revistas, logo, os títulos não podem chegar para a gente como os das notas de produtos ("Moderno e funcional"), por exemplo. Além do tamanho específico, é preciso que os títulos DIGAM sobre o que, ESPECIFICAMENTE, é a nota/matéria. bounce

Marina
acho ótimo você colocar esses padrões porque nós não os conhecemos. mas, tenho uma dúvida: para os conteúdos exclusivos não precisa seguir isso né?

Então, Lidi, como os conteúdos exclusivos ainda são coisa nova até pra gente que trabalha mais diretamente com o eMobile, ainda não temos todos os padrões definidos... Tanto é que se vocês forem observar os primeiros, as matérias das revistas estão na íntegra, junto com os extras - depois é que começamos a modificar isso e colocar apenas o que é exclusivo e às vezes um pedaço ou outro da matéria impressa. Então, com relação aos títulos e gravatas destes conteúdos, não há muito rigor - em geral, usamos os mesmos títulos das revistas, até mesmo para facilitar para o leitor. Com relação ao resto dos materiais que são produzidos especificamente para estes conteúdos, o processo funciona assim:

Antes, eu e a Fran nos revezávamos fazendo mas agora, como a função ficou centralizada em mim, eu é que estou responsável por isso. Então, depois que o material chega para mim, eu passo para a Andréia junto o nome das abas novas (se houver), as chamadas da edição impressa (4 ou 5, também com um tamanho mais ou menos determinado), as chamadas dos conteúdos exclusivos (em geral, são 3) - estes dois são utilizados no e-mail marketing que é disparado cada vez que sai uma revista - e as sinopses das matérias (tipo um resuminho da matéria, aquele que fica na tela antes de entrar na matéria em si, que vai com aquele botaozinho tipo "clique aqui para ler a matéria).

Com isso em mãos, a Andréia diagrama tudo e passa o html para aprovação. Quando está tudo certo, ficamos aguardando a revista sair para colocar tudo no ar. Fim! pig

Mas, como eu mesma disse, este método ainda está sendo aprimorado - e é também para isso que serve este espaço, então sugestões são bem vindas!

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Paula 25/9/2008, 13:46

Acho bem importante padronizarmos tudo. Meninas (Fran e Marina), vocês podia fazer um "mini-manual" com a contagem de caracteres de tudo, né? Inclusive detalhando o que é preciso incluir nos conteúdos exclusivos (essas várias chamadas e abas). Rolling Eyes
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 25/9/2008, 13:55

Então, tinha pensado em incluir tudo isso num manual mesmo, que incluiria também como cadastrar matérias e etc. Tinha pensado em fazer bonitinho, com print screen das telas para ajudar e tal, só não comecei ainda porque, se não me engano, o administrador vai mudar (só não sei quanto... Almir, Andréia, se pronunciemmm), tanto é que os videologs e fotologs já são cadastrados por esse novo adm, aí seria melhor já utilizar o padrão do novo...

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Paula 25/9/2008, 14:03

Marina escreveu:Então, tinha pensado em incluir tudo isso num manual mesmo, que incluiria também como cadastrar matérias e etc. Tinha pensado em fazer bonitinho, com print screen das telas para ajudar e tal, só não comecei ainda porque, se não me engano, o administrador vai mudar (só não sei quanto... Almir, Andréia, se pronunciemmm), tanto é que os videologs e fotologs já são cadastrados por esse novo adm, aí seria melhor já utilizar o padrão do novo...

Seria bem legal um manual com tudo mesmo, ajudaria até futuros jornalistas da equipe. alien
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Andreia 25/9/2008, 14:05

Paula escreveu:Acho bem importante padronizarmos tudo. Meninas (Fran e Marina), vocês podia fazer um "mini-manual" com a contagem de caracteres de tudo, né? Inclusive detalhando o que é preciso incluir nos conteúdos exclusivos (essas várias chamadas e abas). Rolling Eyes
Antes, iria perguntar pra Marina o que ela quis dizer com uma linha, duas ou três. Isso no Word? Em que tamanho de fonte? Talvez representar esta informação em número de caracteres/toques facilitasse a nossa vida.
Por isso, também pensei em sugerir a implantação de um manual.
Laughing
Andreia
Andreia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 25/9/2008, 14:08

Andreia escreveu:
Paula escreveu:Acho bem importante padronizarmos tudo. Meninas (Fran e Marina), vocês podia fazer um "mini-manual" com a contagem de caracteres de tudo, né? Inclusive detalhando o que é preciso incluir nos conteúdos exclusivos (essas várias chamadas e abas). Rolling Eyes
Antes, iria perguntar pra Marina o que ela quis dizer com uma linha, duas ou três. Isso no Word? Em que tamanho de fonte? Talvez representar esta informação em número de caracteres/toques facilitasse a nossa vida.
Por isso, também pensei em sugerir a implantação de um manual.
Laughing

são linhas na home do portal mesmo!

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Eduk 25/9/2008, 15:04

Recentemente li uma matéria que comentava sobre como os sites de jornais impressos tradicionais (como Folha de S.Paulo, O Globo, Estadão e até a Zero Hora) superaram a “crise de identidade” que a revolução da internet gerou nesses veículos. Crise que, em geral, afetou a imprensa escrita de toda o mundo. Como "clones eletrônicos" dos jornais impressos, os sites dos principais jornais do País se mostravam lentos, não práticos e pouco diferentes do conteúdo disponibilizados na forma impressa.

A questão é muito mais como apresentar a informação de qualidade que possuímos do que como obter beleza estética na apresentação do que temos para oferecer. Em poucas palavras: não se trata de "reinventar a roda".

Segue abaixo algumas dicas que podem nos ajudar:

1 – Sucinto e preciso: O leitor espera que o assunto seja abordado o mais fácil possível. Ou seja, em poucas palavras. Por isso, seja objetivo, claro, sem rodeios, ou melhor, vá direto ao fato.

2 - Parágrafos e sentenças curtos: O segredo para se transmitir uma mensagem de forma rápida, estar em fazer o uso adequado das palavras. Ou seja, sempre relembrar que uma frase poder ser explicada por apenas uma palavra. Por isso, evite frases longas, resuma o máximo sem comprometer a mensagem a ser divulgada.

3 – Evite os floreios e use verbos fortes: Evite florear. Você deve colocar o máximo possível de significado no mínimo possível de texto. Ou seja, priorize verbos fortes, quanto mais claros, mais próximo à linguagem do seu leitor, melhor será seu texto.

4 – Uso de Metáforas: No aspecto do uso de metáforas, muito cuidado. Pois, elas podem confundir ou dificultar a leitura do seu leitor. Por isso, seja cauteloso em utilizá-las.

5 – Texto para leitores internacionais: Como já se sabe, o texto colocado na web fica disponibilizado para ser visto por todo mundo. Por isso, seja prudente em confirmar se as palavras usadas em seu texto são de linguagem universal, ou seja, palavras que possam ser traduzidas para qualquer outro idioma.

6 – Corrigindo os erros também se aprende: Por fim, leia e releia o seu texto, de preferência em voz alta para você detectar e corrigir possíveis erros de ortografia, concordância e outros mais. Ainda se possível peça alguém para ler antes de publicá-lo na web. Este detalhe é muito importante pois qualquer texto deve ser sempre compreendido pelo seu leitor. Por isso, não pule esta etapa antes de divulgá-lo na web.

7 – “Multimidialidade”: Uso de recursos dos diversos meios de comunicação tradicionais, como vídeo, áudio, fotos e animações.

8 – Interatividade: Provocar a curiosidade e interação do internauta com o Ciberjornal através de comentários (posts do leitor), E-Mail, etc. Note que essa provocação pode partir também da mídia impressa, por exemplo.

9 – Hipertextualidade: Conjunto de elementos – links – que se articulam entre si, para formar mensagens significativas, quebrando a linearidade do texto. Uma boa prática é utilizar palavras relevantes no link: “é importante se dedicar aos detalhes” ao invés de “clique aqui para aprender técnicas”.

10 – Personalização: Possibilidade de o internauta escolher determinados conteúdos, como certos "tipos" de notícias ou a Home do jornal como sua página inicial, por exemplo.

11 – Memória: Arquivo de todo o material publicado.

12 – Atualização contínua: Exploração da instantaneidade da Internet.


Última edição por Eduk em 25/9/2008, 15:05, editado 2 vez(es)
Eduk
Eduk

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.emobile.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 25/9/2008, 15:04

Gente...

Não saber que tamanho tem que ter cada coisa não é desculpa para deixar de fazer. Basta olhar como tem sido publicado. É igual como quando vem colchetes ao invés de parênteses nas matérias. Onde vocês viram algum colchete em alguma revista? E número de telefone separado por ponto e não por traço. Em que revista saiu assim?

Se está na dúvida, basta olhar uma edição anterior e ver como é.

Para o portal, é a mesma coisa.
Colei o título e gravata de uma das matérias abaixo:
- Meta de exportações é elevada a US$ 202 bilhões
- Barral afirnou que média de exportações em setembro será de US$ 17,7 bilhões

Então é mais ou menos com esse tamanho que devemos fazer o resto.
Título com mais ou menos 40 caracteres e a gravata entre 65 e 70.
Simples assim, sem complicar.

É válido (e bem importante) criar um manual que estabeleça algumas regras e que ensine todos a fazer do mesmo jeito. Mas temos que cuidar também (e acho que estamos deixando isso de lado) do que está escrito.

Notem:
- Qual meta de exportação foi elavada? De móveis, de produtos em geral?
- Foi do Brasil, de São Paulo, do pólo de Bento?
- Quem é Barrel?
- AfirMou, não afirnou
- Repetição da palavra EXPORTAÇÃO.

Não importa agora (e não é para o autor se justificar aqui) quem foi o autor.
Porque na realidade os erros desse título foram gerados por todos nós. Eu (que não tenho como editar o que sai no eMobile), o autor (que deve ter feito na correria), alguém que leu, viu o erro e não corrigiu, alguém que leu e nem percebeu o erro, alguém que nem leu (e esse não está fazendo nem o mínimo)...

Então povo...
Independente dos erros especificamente desse título aí...
Será que estamos fazendo um bom jornalismo?
Podemos melhorar em alguma coisa? Como?

P.S. - Eu corrigi a notícia (então vcs não vão mais achar ela no portal do jeito que coloquei acima) pra não deixar algo errado no portal.
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Daniela 25/9/2008, 15:22

Voltando à questão inicial proposta para este debate "Estamos fazendo no portal um bom jornalismo?":

1) O Maurício explicou claramente que não se trata de analisar o trabalho da Marina ou da Francine. E realmente ninguém está analisando o trabalho de ninguém em particular. Então, seria melhor que não tomassem por esse lado para não desviar o foco do debate.

2) Não sei se isso é possível, mas seria interessante algum editor dar uma olhada no que será publicado. Se não for possível, um colega poderia fazer isso. O objetivo seria evitar erros de digitação, comuns quando estamos com pressa, como no exemplo de título que o Mauricio postou.

3) Antes de incluir uma notícia no portal, seria bom que o repórter lesse o que já foi publicado a respeito, o que evitaria a repetição de informações em notícias diferentes. Tomo novamente o exemplo da inauguração das 44 lojas do Magazine Luiza: as duas notícias (publicadas nos dias 22 e 23) passam as mesmas informações, porém uma é mais longa e outra mais curta.

4) A cultura apontada pela Lidiane e pela Marina que devemos criar para não esquecer de incluir notícias "quentes" no portal também é muito importante. No exemplo acima, a notícia publicada no dia 23 (contando que "serão" inauguradas lojas no dia 22) não faz sentido, a menos que fosse um balanço do primeiro dia de vendas (o que foi feito no dia 24).

Daniela

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty administrador

Mensagem  Almir 25/9/2008, 15:48

Marina escreveu:Então, tinha pensado em incluir tudo isso num manual mesmo, que incluiria também como cadastrar matérias e etc. Tinha pensado em fazer bonitinho, com print screen das telas para ajudar e tal, só não comecei ainda porque, se não me engano, o administrador vai mudar (só não sei quanto... Almir, Andréia, se pronunciemmm), tanto é que os videologs e fotologs já são cadastrados por esse novo adm, aí seria melhor já utilizar o padrão do novo...

Quanto ao administrador, aos poucos estamos colocando todas as funcionalidades no novo admin, a maioria já está lá, mas ainda usamos o antigo para o cadastro de Notícias, envio de Newsletters, cadastros de Artigos, Classificados, comentários de classificados e cadastro de Notícias Destaques (as que tem foto e aparecem na home do site).
Para a criação do manual para cadastrar uma notícia, por enquanto teria que usar o admin antigo (Cadastro de Conteúdos). Seria legal criar o novo, pois tem campos que já não são usados no cadastro antigo

Abraços Almir Like a Star @ heaven
Almir
Almir

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Juliana 25/9/2008, 16:40

Concordo que deva ser montado um manual para o site, assim quem começar a escrever para ele já terá algumas regras definidas. Quanto à cultura de escrever para o site imediatamente que sabemos de uma notícia fresquinha, realmente é importante adquirirmos, já que a idéia é que todos os repórteres participem. Mas confesso que é difícil, pois ao menos eu estou acostumada a dar preferência para as revistas. Outra coisa que a Daniela falou a respeito de sempre ter um editor acompanhando, acho fundamental. Era essa a idéia que tentei passar quando escrevi a respeito de ter um editor de conteúdo para o eMobile.

Por enquanto, é isso!! Razz

Juliana

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! - Página 3 Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos