Jornalismo Móbile
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O QUE O PROJETO DEVE TER?

+14
Michele SP
Daniela
Juliana
Francine
cida demarchi
Lidiane Bueno
Amilcar
Marina
Eduk
Sabrina
Paula
Yrit Sitnik
zanei
Maurício
18 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Maurício 20/6/2008, 14:03

Galera... Quais recursos devemos/podemos implantar no projeto? Já imaginamos incluir a transmissão de arquivos, alertas, chats, fórum e outras ferramentas padrão. O que mais podemos incluir??? Sugestões???
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Câmera na Editoria

Mensagem  zanei 24/6/2008, 14:55

Podemos colocar uma câmera permanente na Editoria. Assim os colegas de São Paulo e RS poderão ver o ambiente de trabalho de Curitiba e assim sentir-se mais próximos e integrados a ele. Pode não ser uma idéia funcional, mas vale lembrar que um dos objetivos deste sistema é a integração e o trabalho conjunto. Cool

Isto também ajuda a quem estiver viajando em coberturas a matar as saudades... Laughing


Última edição por zanei em 26/6/2008, 17:03, editado 1 vez(es)
zanei
zanei

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Maurício 25/6/2008, 15:01

Saudades?!?!?! Shocked lol

Que tal incluirmos as ferramentas que usamos para o trabalho, como um editor de texto tipo word, outro de planílhas, como é o excel, e um visualizador de imagens?
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Excell...

Mensagem  zanei 25/6/2008, 15:57

Temos que ver com o Kurlan se isto é possível e com todos se é necessário. Very Happy
zanei
zanei

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Yrit Sitnik 26/6/2008, 15:44

Olá!
Sugiro incluir uma seção onde possamos colocar observações sobre as matérias (revistas, web e jornal). Críticas construtivas, enfim, um feedback para quem está escrevendo. Acho importante para vermos onde estamos errando e também acertando! Sinto que no dia-a-dia não paramos para fazer isso. Assim, os "macacos velhos" podem passar experiência aos mais jovens, ao passo que, os mais jovens, podem sugerir mudanças aos mais velhos.
É isso...
Abraço,
Yrit
Yrit Sitnik
Yrit Sitnik

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/06/2008
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Troca de mensagens

Mensagem  Paula 26/6/2008, 15:47

Olá!
Acho que seria legal um sistema de troca de mensagens instantâneas (um tipo de "msn"). Com ele, poderíamos falar com qualquer pessoa sem precisar, necessariamente, acessar o chat.
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Sugestão

Mensagem  Sabrina 26/6/2008, 16:02

Essa seria trabalhosa e difícil, mas acho que um banco de imagens online ajudaria MUITO a todos da editoria.
Algo como o www.sxc.hu ou www.imagebank.com onde pudessemos procurar, no banco de imagens da empresa, fotos por palavra chave. Como entrevistados, fotos de fábricas ou de determinada loja. Tudo isso totalmente online.
Very Happy
Sabrina
Sabrina

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Maurício 26/6/2008, 16:28

Yrit Sitnik escreveu:Olá!
Sugiro incluir uma seção onde possamos colocar observações sobre as matérias (revistas, web e jornal). Críticas construtivas, enfim, um feedback para quem está escrevendo. Acho importante para vermos onde estamos errando e também acertando! Sinto que no dia-a-dia não paramos para fazer isso. Assim, os "macacos velhos" podem passar experiência aos mais jovens, ao passo que, os mais jovens, podem sugerir mudanças aos mais velhos.
É isso...
Abraço,
Yrit

Gostei! Nesta mesma idéia, podemos criar uma área onde vamos incluindo e debatendo sugestões de pauta para as revistas.
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Arquitetura COLABORATIVA

Mensagem  Eduk 26/6/2008, 16:30

Minha primeira sugestão seria que a ferramenta fosse 100% (ou 99,8%) COLABORATIVA, de forma que todos nós colaboradores pudéssemos CONTRIBUIR na criação de notas, notícias e matérias.

Seria parecido com o a Wikipédia (http://www.wikipedia.org), onde os colaboradores incluem/editam conteúdos (reportados ao jornalista-responsável) a todo o momento.

As principais diferenças seriam que o conteúdo não poderia mais ser editado após a sua publicação (aprovada pelo editor-chefe), e permitir agregar arquivos multimídia (áudio, vídeo, animações e imagens).
Eduk
Eduk

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.emobile.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Maurício 26/6/2008, 16:31

Sabrina escreveu:Essa seria trabalhosa e difícil, mas acho que um banco de imagens online ajudaria MUITO a todos da editoria.
Algo como o www.sxc.hu ou www.imagebank.com onde pudessemos procurar, no banco de imagens da empresa, fotos por palavra chave. Como entrevistados, fotos de fábricas ou de determinada loja. Tudo isso totalmente online.
Very Happy

Apesar de ser realmente trabalhosa e difícil, acho quer vale discutirmos a idéia. É sempre um problema para as sucrusais principalmente ter acesso ao banco de imagens. Além disso, tem sempre aquele de imagens que são usadas mais de uma vez. O sistema poderia nos alertar quais imagens já foram usadas e onde (para vermos se podemos usar em outro produto, ou mesmo se já excluimos esta imagem do banco!)
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Sabrina 26/6/2008, 16:57

zanei escreveu:Podemos colocar uma câmera permanente na Editoria. Assim os colegas de São Paulo e RS poderão ver o ambiente de trabalho de Curitiba e assim sentir-se mais próximo e integrado a ele. Pode não ser uma idéia funcional, mas vale lembrar que um dos objetivos deste sistema é a integração e o trabalho conjunto. Cool

Isto também ajuda a quem estiver viajando em coberturas a matar as saudades... Laughing

As sucursais de SP e RS também deveriam ter câmera. Assim a integração seria total.
Sabrina
Sabrina

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Mais sugestões!

Mensagem  Marina 27/6/2008, 08:42

Também acho que todo mundo devia ter câmera! Afinal, eles sabem como é a redação daqui, mas nós não conhecemos as de SP e RS...

Acho que as pautas das revistas poderiam ser postadas no fórum também, antes de começarem a ser produzidas, assim, quem tiver sugestão de entrevistados, pesquisas ou qualquer coisa interessante, pode sugerir ali. O repórter pode também informar como anda a situação da reportagem - se está conseguindo numa boa, se está tendo dificuldades com algo... Assim todos podemos ajudar.

Além disso, poderíamos fazer um "antes x depois", ou seja, ver o que havia sido proposto para determinada matéria e como ficou o resultado final - se as dúvidas da pauta foram respondidas e os objetivos alcançados. Se não foram, por quê?

Outra sugestão é a criação do nosso manual de redação próprio - hoje em dia não temos nenhum específico (usamos o do Estadão "mais ou menos", pq já começamos a mudar as regras). Podíamos fazer uma discussão aprensentando as regras usadas hoje, a funcionalidade delas para nós e como mudá-las - a partir daí é só reuní-las e deixar também nesse sistema.

Mais uma idéia é a criação de uma "agenda eletrônica", ou seja, um banco de fontes. A Andréia já reuniu algumas há algum tempo e eu, de vez em quando, também completo e atualizo a lista. Mas seria legal reunir os contatos de todos num lugar de fácil acesso - poderia ter também algumas observações embaixo de cada contato (indicando, por exemplo, qual a última vez que foram ouvidos e para qual propósito).

Por enquanto acho que é isso!
pig (achei bonitinho o porquinho)

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Maurício 27/6/2008, 11:57

Que tal um calendário integrado com as pautas e fechamentos? Aí, o próprio programa vai alertando a todos sobre eventos, ocasiões agendadas (como reuniões), prazos para as matérias e coisas assim?
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Banco de Dados

Mensagem  Amilcar 27/6/2008, 12:00

Pessoal,

sugiro o seguinte: vamos organizar, ou ajudar a desenvolver, ferramentas de banco de dados (imagens e textos) que nos auxiliem na nossa produção diária. Exemplos: banco de dados de fotos e de fontes, com datas de utilização nas publicações, para que saibamos que imagem foi usada recentemente, e onde, e que fonte foi ouvida, onde e a respeito de que assunto. Assim, evitamos a repetição, não só nas diferentes publicações da Móbile, como nas mesmas publicações.
Quanto ao nome, não pensei nada, ainda, mas acho que devíamos pensar em algo que represente novo ambiente, nova cultura, nova... sei lá. Que papo mais "cabeça". Ó, quem sabe, Papo Cabeça?

Falou.

P.S.: Preciso conversar com o Zanei. Aquela história de que antes a redação só tinha pessoas bonitas, inteligentes e jovens pegou mal. Então quer dizer que agora temos também gente feia, velha e burra. Ô Zanei, vê lá, hein? Magoou...

Amilcar

Amilcar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Lidiane Bueno 27/6/2008, 12:02

Maurício escreveu:
Yrit Sitnik escreveu:Olá!
Sugiro incluir uma seção onde possamos colocar observações sobre as matérias (revistas, web e jornal). Críticas construtivas, enfim, um feedback para quem está escrevendo. Acho importante para vermos onde estamos errando e também acertando! Sinto que no dia-a-dia não paramos para fazer isso. Assim, os "macacos velhos" podem passar experiência aos mais jovens, ao passo que, os mais jovens, podem sugerir mudanças aos mais velhos.
É isso...
Abraço,
Yrit

Gostei! Nesta mesma idéia, podemos criar uma área onde vamos incluindo e debatendo sugestões de pauta para as revistas.

eu também acho esta idéia muito boa! já trabalhei com este esquema em TV e dava muito certo! ao final de cada edição, o editor colocava para o repórter o que foi bem, o que faltou, etc.
poderia até ser dividido em duas partes: primeiro o feedback do editor e depois a análise que todos fazem de cada revista?

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Lidiane Bueno 27/6/2008, 13:40

Marina escreveu:Também acho que todo mundo devia ter câmera! Afinal, eles sabem como é a redação daqui, mas nós não conhecemos as de SP e RS...

Acho que as pautas das revistas poderiam ser postadas no fórum também, antes de começarem a ser produzidas, assim, quem tiver sugestão de entrevistados, pesquisas ou qualquer coisa interessante, pode sugerir ali. O repórter pode também informar como anda a situação da reportagem - se está conseguindo numa boa, se está tendo dificuldades com algo... Assim todos podemos ajudar.

Além disso, poderíamos fazer um "antes x depois", ou seja, ver o que havia sido proposto para determinada matéria e como ficou o resultado final - se as dúvidas da pauta foram respondidas e os objetivos alcançados. Se não foram, por quê?

Outra sugestão é a criação do nosso manual de redação próprio - hoje em dia não temos nenhum específico (usamos o do Estadão "mais ou menos", pq já começamos a mudar as regras). Podíamos fazer uma discussão aprensentando as regras usadas hoje, a funcionalidade delas para nós e como mudá-las - a partir daí é só reuní-las e deixar também nesse sistema.

Mais uma idéia é a criação de uma "agenda eletrônica", ou seja, um banco de fontes. A Andréia já reuniu algumas há algum tempo e eu, de vez em quando, também completo e atualizo a lista. Mas seria legal reunir os contatos de todos num lugar de fácil acesso - poderia ter também algumas observações embaixo de cada contato (indicando, por exemplo, qual a última vez que foram ouvidos e para qual propósito).

Por enquanto acho que é isso!
pig (achei bonitinho o porquinho)

quanto à criação da "agenda eletrônica" acho muito importante termos um banco de fontes atualizado.

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  cida demarchi 27/6/2008, 13:59

zanei escreveu:Podemos colocar uma câmera permanente na Editoria. Assim os colegas de São Paulo e RS poderão ver o ambiente de trabalho de Curitiba e assim sentir-se mais próximos e integrados a ele. Pode não ser uma idéia funcional, mas vale lembrar que um dos objetivos deste sistema é a integração e o trabalho conjunto. Cool

Isto também ajuda a quem estiver viajando em coberturas a matar as saudades... Laughing

Olá Pessoal!
Já que a idéia é a integração e também de que todos farão trabalhos em todos os produtos, porque não uma vídeo conferência para reuniões de pauta?
Abraços
Cida Demarchi
Gerente de Criação

cida demarchi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  cida demarchi 27/6/2008, 14:11

Maurício escreveu:
Sabrina escreveu:Essa seria trabalhosa e difícil, mas acho que um banco de imagens online ajudaria MUITO a todos da editoria.
Algo como o www.sxc.hu ou www.imagebank.com onde pudessemos procurar, no banco de imagens da empresa, fotos por palavra chave. Como entrevistados, fotos de fábricas ou de determinada loja. Tudo isso totalmente online.
Very Happy

Apesar de ser realmente trabalhosa e difícil, acho quer vale discutirmos a idéia. É sempre um problema para as sucrusais principalmente ter acesso ao banco de imagens. Além disso, tem sempre aquele de imagens que são usadas mais de uma vez. O sistema poderia nos alertar quais imagens já foram usadas e onde (para vermos se podemos usar em outro produto, ou mesmo se já excluimos esta imagem do banco!)

Se trabalho não for problema, talvez devamos considerar alguma coisa mais completa.
Já li o que a Marina escreveu sobre um banco de fontes que a Andreia já iniciou, etc, etc.
Vejam,
O departamento de criação tem um arquivo que denominamos "clipagem". Nele depositamos todas as informações de que dispomos de cada cliente. Isto serve de apoio para o desenvolvimento dos anúncios e mesmo para o acompanhamento do atendimento junto aos clientes bem como a sua frequencia em nossas edições.
A pergunta é: Porque não termos isso on line, a disposição de todos.
Devemos lembrar ainda que frequentemente temos problemas com a atualização de logomarcas dos clientes. O João e a Sabrina nem sempre têm acesso ao banco de logomarcas que fica no departamento de criação.
Na minha opinião são informações que dizem respeito a todos porque vez por outra o jornalismo também precisa utilizar e não pode correr o risco de passar uma informação desatualizada.
Assim, minha proposta é de que criemos um escopo completo de informações: imagens, fontes, logomarcas, veiculações, enfim, toda vez que se digitar o nome do cliente aparece todo seu histórico e todas as informações que a Móbile possui deste cliente.

cida demarchi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Maurício 27/6/2008, 14:36

Tá aí a sinergia...

E mais uma idéia...
Que tal transferirmos o ftp para o novo sistema. Aí, podemos implementar melhorias, como por exemplo, o sistema avisar automaticamente o repórter responsável pela imagem que a foto já chegou (e não apenas os editores, como é hoje).
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Lidiane Bueno 27/6/2008, 15:27

Maurício escreveu:Que tal um calendário integrado com as pautas e fechamentos? Aí, o próprio programa vai alertando a todos sobre eventos, ocasiões agendadas (como reuniões), prazos para as matérias e coisas assim?

o calendário acho que seria um dos pontos mais importantes, com as semanas de fechamento de cada revista, destacando as datas para os editores e prazos para os repórteres entregarem suas matérias. se as entrevistas já foram feitas, se as fotos já foram feitas...teríamos um controle melhor de todas as revistas.

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Produção de fotos

Mensagem  Paula 27/6/2008, 15:57

Acho importante que o sistema tenha um lugar no qual possamos fazer um controle de como está o agendamento de fotos (com o Paulo, principalmente, e com outros eventuais fotógrafos). Um quadro que mostre a agenda dele, contendo descrição do que ele vai fotografar e endereço (as vezes, pode ser que um repórter precise que ele faça imagens perto de um lugar onde outro repórter o tenha pautado também. Se as fotos forem marcadas em uma mesma tarde, por exemplo, o processo fica mais ágil).

Além disso, poderíamos ter um espaço para sugerir fotos "genéricas", para irmos completando nosso banco de imagens. Eu, por exemplo, sempre preciso de umas fotos gerais de indústria, e sei que as revistas de varejo sempre precisam também. Fotos de reuniões (com modelos mesmo), fotos de "aperto de mão" (as do Photo Disc já estão manjadíssimas)... Com as sugestões de todo mundo, fica mais fácil pedir para o fotógrafo dedicar uns dias para produzir essas imagens (que vivem nos "salvando").
Cool (E viva o final de semana!)
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Sabrina 27/6/2008, 16:57

Quem sabe um gráfico ou uma tabela com o controle das matérias que já foram diagramadas da edição do momento? Assim todos ficavam "por dentro" do status da edição.

alien
Sabrina
Sabrina

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty links úteis

Mensagem  Francine 27/6/2008, 17:38

Sugiro uma seção dedicada à postagem de links úteis pelos usuários. Ali podem estar páginas interessantes para sugestões de pauta que cada um for encontrando, sites que explicam termos técnicos do setor e outros sites importantes recomendados aos jornalistas. Poderia ser separado por categorias pra não virar bagunça. Vai ajudar bastante, principalmente os mais novos na empresa que ainda estão meio perdidos, como eu! cheers

Francine

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Juliana 27/6/2008, 17:55

Francine Brustolin escreveu:Sugiro uma seção dedicada à postagem de links úteis pelos usuários. Ali podem estar páginas interessantes para sugestões de pauta que cada um for encontrando, sites que explicam termos técnicos do setor e outros sites importantes recomendados aos jornalistas. Poderia ser separado por categorias pra não virar bagunça. Vai ajudar bastante, principalmente os mais novos na empresa que ainda estão meio perdidos, como eu! cheers

Gostei bastante desta idéia! Afinal, auxiliaria, principalmente para nós que estamos começando a conhecer o ramo moveleiro, em termos técnicos e sugestão de temas para tratarmos nas revistas. O banco de dados com fontes também é algo muito importante, assim facilita a todos na busca por pessoas que se encaixem na proposta da matéria. A questão de colocar as matérias para obter feedback de todos também é essencial, assim podemos trocar idéias, aprimorando o conteúdo nas próximas edições. Quanto à agenda com o fechamento das revistas também acho bem importante, pois nos auxilia na organização da produção de todo o material.
É isso aí pessoal, já pudermos ver hoje que o fórum está sendo uma excelente ferramenta para trocar idéias que normalmente não temos tempo na rotina do trabalho! Wink

Juliana

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Daniela 27/6/2008, 18:13

Das diversas idéias apresentadas, considero que o banco de fontes nos ajudaria muuuuito. Evitaria, por exemplo, um gasto de tempo desnecessário procurando uma fonte que algum colega já tem como contato.
Sinto também muito falta de um feedback. Seria muito útil e produtivo ouvir os comentários e as sugestões de outros jornalistas acerca das matérias.

Daniela

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos