Jornalismo Móbile
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portal eMobile - Mais visitantes!

+14
zanei
Lidiane Bueno
Amilcar
Daniela
Andreia
Francine
Vanessa Barbosa
Eduk
Yrit Sitnik
Paula
Marina
Juliana
rafael augusto
Maurício
18 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 16/9/2008, 17:30

Pessoal...

Vamos debater aqui o portal eMobile.

Já implementamos várias ações diferentes no portal nos últimos meses. Há a integração de conteúdo extra das revistas dentro das pautas das revistas, houve a participação de três jornalistas na inclusão de notícias no portal (Juliana, Yrit e Rafael), e conseguimos até produzir vídeos, algo inimaginável até há pouco tempo.

Agora é hora de todos participarem

Então, a idéia desse debate é buscarmos novas idéias para melhorarmos ainda mais o portal. Vamos debater aqui todos os assuntos que envolvem conteúdo, abordando o formato das matérias, linguagem, conteúdo para assinantes, vídeolog, fotolog, disposição das matérias nas páginas e, foco das manchetes, artigos, etc. Vale falar de cobertura de feiras no portal, de navegabilidade das notícias, e de tudo o que vocês considerarem que pode ser um ponto positivo para o portal, facilitando a vida dos leitores, ou ampliando a quantidade de visitantes.

Essa discussão tem validade até a sexta-feira da outra semana, dia 26 de setembro.

Mãos (e idéias) à obra!
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  rafael augusto 16/9/2008, 17:42

Pessoal, eu não sei se é só comigo ou se é alguma configuração do meu micro, mas eu não consigo ler as legendas das fotos, nas notinhas que tem fotos............é normal isso? Se for, está dada a dica para facilitar a leitura das legendas..........

abraços
rafael augusto
rafael augusto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/06/2008
Idade : 44
Localização : Caxias do Sul (RS)

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty vídeos

Mensagem  rafael augusto 16/9/2008, 17:46

Pessoal, será mantido um arquivo de videos do portal ? Há sites espíritas, por exemplo, ruiquíssimos em arquivos de vídeos...........conforme eles vão ficando "velhos" vão sendo passados para o arquivo...........acho que poderíamos fazer isso tb...quem sabe até limitando o acesso aos vídeos do arquivo aos assinantes da revista.....

abraços
rafael augusto
rafael augusto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/06/2008
Idade : 44
Localização : Caxias do Sul (RS)

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Juliana 16/9/2008, 18:02

É Rafael,

Também acho pequena a letra tanto do texto como da legenda das notinhas. Além disso, acho interessante termos a figura do editor de conteúdo. Uma pessoa responsável em acompanhar as notas que são feitas e sugestões de pauta.

Por enquanto, é isso!

Juliana

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 17/9/2008, 09:04

Acho que podíamos montar um manual de regrinhas básicas que utilizamos na produção/inclusão de notas do eMobile... Eu e Fran, como já fazemos o trabalho há mais tempo, sabemos a maioria delas (tamanho da fonte e fotos, cores, espaçamento, regras de redação...), mas podemos discuti-las aqui e organizar depois. Acho que fica mais fácil para uniformizar o trabalho e também para quem começa a colaborar com o portal.

Outra coisa que podemos fazer é criar um banco de imagens virtual específico para o eMobile. As fotos que utilizamos são cortadas em tamanho menor e nem todos possuem editores de imagem em seus computadores (eu e a Andréia temos, e sempre dizemos pra quem tem uma foto enviar para a gente, aí podemos cortar e enviar de novo... Mas acho que as pessoas acham que vão nos atrapalhar (o que não é verdade) e nunca pedem). E quanto mais notas com foto, mais podemos alternar as manchetes principais.

Quanto ao tamanho da fonte, na minha opinião ele é adequado. O tamanho utilizado na folha online, por exemplo, não é muito maior do que o que utilizamos, não... E mesmo assim, quem não conseguir ler pode aumentar no próprio navegador. Já com relação à fonte das legendas, acredito que o problema seja a cor, já que é azul bem clarinho e pode dificultar mesmo a leitura.

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 17/9/2008, 10:36

rafaelmachado escreveu:Pessoal, será mantido um arquivo de videos do portal ? Há sites espíritas, por exemplo, ruiquíssimos em arquivos de vídeos...........conforme eles vão ficando "velhos" vão sendo passados para o arquivo...........acho que poderíamos fazer isso tb...quem sabe até limitando o acesso aos vídeos do arquivo aos assinantes da revista.....

abraços
Um bom exemplo de arquivo de vídeos é o da RPC.
http://tvparanaense.rpc.com.br/index.phtml?Video_ID=30129&autostart=1&pid=1
E eu acho que, além de um arquivo, os vídeos merecem mais destaquem e poderiam estar na home-page do portal, chamando mais a atenção dos leitores.
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 17/9/2008, 10:52

Eu nunca tinha reparado nisso, mas a fonte do eMobile está menor sim. E além de menor, está em um tom de cinza, e não em preto (ou ainda em negrito) como nos outros portais. Coloquei várias homes de portal lado a lado para comparar. Se alguém quiser ver e tirar a prova, a comparação está na imagem abaixo.

Portal eMobile - Mais visitantes! Emobilelm9.th

P.S - Depois que abrir a imagem, é só clicar nela que ela vai aumentando até chegar no 1:1
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Paula 17/9/2008, 11:17

Concordo com o Maurício em relação ao destaque aos vídeos: acho que eles merecem um lugar privilegiado na home - até porque, são a ferramenta mais multimídia que temos para oferecer.

Uma sugestão que tenho é em relação à velocidade em que as manchetes "giram" ali na página inicial. Não sei se é só no meu computador, mas vocês já tentaram "voltar" pra uma manchete e clicar nela para ler o conteúdo? Clico na flecha e a tela até volta pra manchete anterior, mas fica por tão pouco tempo que quando clico no "leia mais" acabo caindo na notícia seguinte. A tarefa acaba virando um teste de rapidez! Laughing Ah, esse problema não ocorre quando avanço para a próxima notícia.
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Yrit Sitnik 17/9/2008, 13:50

Gostei muito da sugestão da Marina de fazer um manual de regrinhas básicas. Quando ela foi para a Formóbile e eu fiquei encarregada de abastecer o portal, tive várias dúvidas.

Yrit
Yrit Sitnik
Yrit Sitnik

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/06/2008
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Yrit Sitnik 17/9/2008, 14:01

Acho também que o "clique aqui e veja as fotos", do fotolog, deveria ficar mais destacado. Está muito pequeno, num cantinho...
Abraços,
Yrit
Yrit Sitnik
Yrit Sitnik

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/06/2008
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Yrit Sitnik 17/9/2008, 14:06

Maurício escreveu:Eu nunca tinha reparado nisso, mas a fonte do eMobile está menor sim. E além de menor, está em um tom de cinza, e não em preto (ou ainda em negrito) como nos outros portais. Coloquei várias homes de portal lado a lado para comparar. Se alguém quiser ver e tirar a prova, a comparação está na imagem abaixo.

Portal eMobile - Mais visitantes! Emobilelm9.th

P.S - Depois que abrir a imagem, é só clicar nela que ela vai aumentando até chegar no 1:1

É verdade, Maurício. Concordo que tem que ficar num tom mais forte.
Yrit Sitnik
Yrit Sitnik

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/06/2008
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile-Mais visitantes!

Mensagem  Eduk 17/9/2008, 15:01

ALGUNS NÚMEROS E INFORMAÇÕES INTERESSANTES:

- Além do portal eMobile foram criados 5 novos websites, um para cada publicação.

- O acesso a determinados conteúdos foi restrito, privilegiando os assinantes da editora.
(todos já fizeram seu login/senha e acessaram esses conteúdos?)

- Através de um painel administrativo acessado pela internet (através de login/senha) já seria possível que todos os jornalistas da editora publicassem notícias no eMobile e demais websites.

- Os portais foram desenvolvidos para trabalhar em outros idiomas além do português nativo, mas ainda não foram aplicados devido à demanda.

- O Jornal Online de cobertura da forMóbile gerou um aumento de audiência na ordem de 250% nos dias de evento, com média de 1.200 visitantes (usuários únicos) por dia.

- A notícia incluída na e-newsletter disparada pelo portal em 12/Maio informando sobre o incêndio na Multispuma, gerou num único dia 2.045 visitas ao portal.

- O portal recebe uma média diária de 10 E-Mails de assinantes, anunciantes e interessados.

- O número de visitantes (usuários únicos no 1º semestre) nos portais da editora mostrou que as publicações mais acessadas pelo internauta são na ordem:
eMobile: ............ 30.345
Lojista: ............. 2.576
Decore: ............ 2.367
Sob Medida: ...... 2.336
Fornecedores: ... 1.905
Baby&Kids: ....... 1.216
(vale uma reflexão para avaliar se o perfil do leitor internauta deveria influenciar nossas prioridades e cuidados na hora de produzir conteúdos e notícias na web)
Eduk
Eduk

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.emobile.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Vanessa Barbosa 17/9/2008, 15:04

Vamos lá, algumas sugestões:

- na página inicial, acho que as notícias acabam ficando muito "soltas". O formato como são dispostas as matérias (aqueles quadradinhos) não chama a atenção do visitante. Minha impressão é que tem muito mais anúncio do que notícia propriamente dita.

- também acho que as matérias que ficam passando na página inicial também são muito rápidas e num formato muito pequeno.

- as edições que são disponibilizadas em "Banca de Revistas", especificamente em "veja uma versão digital", são MUITO antigas. Na Baby, por exemplo, a edição é de outubro de 2007. Acho que se o objetivo deste link é fazer com que as pessoas conheçam as revistas e se interessem em assiná-las, acredito que seria bem mais atrativo edições mais atuais (lógico que não as mais recentes porque senão não teria sentido ter o acesso exclusivo para assinantes).

- no "acesso exclusivo a assinantes, acho que os textos são MUITO grandes. Todos sabemos que os textos da internet têm que ser curtos e diretos, para assim o leitor não perder o interesse pela leitura. E mesmo quando os textos são "interrompidos" por fotos, acabam ficando cansativos do mesmo jeito. Por isso, sugiro que esses textos tenham um layout diferente, mais divertido. Um layout que eu acho muito bacana é da Revista TPM (por favor, não levem ao pé da letra...rs). Eles têm um esquema bem bacana...quem quiser ver, pode ir por este link: http://revistatpm.uol.com.br/80/vermelhas/home.htm. O que eu acho legal é que podemos ir página por página mas de uma maneira bem interativa e colorida. Lógico que não precisamos seguir o mesmo padrão (e nem as memas cores, ok? rs) afinal este site é totalmente fora do nosso foco, mas não nos impede de nos inspirarmos nele.

Bom, acho que por enquanto é isso.

Vanessa Barbosa

Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Francine 17/9/2008, 16:30

Ah, me sinto melhor ao saber que nao sou tão cegueta. Também acho a letra meio pequena!

A primeira crítica (construtiva) que tenho é que acho que existem muitas coisas piscando na página principal. Isso me incomoda e não acho que seja a melhor maneira de chamar a atenção para algum anúncio.

E algumas coisas até hoje eu não sei como funcionam nos sites específicos das revistas. Eu e a Marina levamos um tempão pra cadastrar as páginas de todas as revistas (temos que cadastrar página pequena, ampliada e o texto de cada uma) mas não sei se isso está valendo a pena, pq sofro pra encontrar as revistas no site. Mesmo quando já fiz o login, clico em "ver na revista" e encontro só a versão condensada. Só ha pouco tempo descobri que clicando lá no cantinho, em "edições digitais", consigo visualizar a revista, mas é apenas a última edição. Se só quem tem acesso ao site são os assinantes que já tem a revista em mãos, não sei se faz sentido ter cada uma delas integralmente cadastradas no site.

Outra coisa, acho que os repórteres que já passaram pelo site e já tem acesso ao admin, quando encontrarem uma notícia interessante para o portal, podem ficar a vontade pra fazer notinhas e incluí-las. Se tiverem dúvidas se a notícia já está lá, é só perguntar pra mim ou pra Marina, ou mesmo dar uma olhadinha no admin. Também é possível encontrar as matérias pesquisando por palavra-chave na seção "busca".

Francine

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Portal eMobile - Mais visitantes

Mensagem  Andreia 17/9/2008, 16:38

Concordo com a Vanessa no que diz respeito ao link "veja uma versão digital" em "Banca de Revistas". E quanto ao tamanho dos textos tenho uma sugestão: deveríamos manter um padrão de caracteres, mais ou menos igual em todas as matérias divulgadas. Quando superarmos o "limite", poderia-se trabalhar com links para não ultrapassar o limite ideal.
E tenho uma dúvida quanto à questão editorial: quando mandarmos material a ser divulgado, enquanto não temos acesso à publicação direta (no meu caso, por exemplo), há algum padrão a ser seguido?
É que, normalmente, quando encontrei uma notícia que poderia ser divulgada no eMobile, mandei para a Marina ou para a Francine no seu "formato padrão". Ou seja, se fiz algo para a revista que achei que valeria uma nota instantânea, mandei o conteúdo (ou matéria, ou nota, ou entrevista) feito para a revista sem nenhuma alteração. Até porque acho interessante que quem vai publicar saiba exatamente como saiu para não copiar no site.
Mas, ao mesmo tempo, penso que poderíamos preparar a nota e mandá-la já pronta para "as meninas". Não fiz isso porque não tinha tempo hábil (porque em todas as vezes, por coinscidência, estávamos no prazo de fechamento das revistas) e também porque não sei se há um formato padrão de texto para a web (a nível de caracteres).
Embarassed
Andreia
Andreia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty PORTAL EMOBILE - MAIS VISITANTES

Mensagem  Andreia 17/9/2008, 16:52

Por que no nosso site, ao final das matérias/notas, não há aqueles três campos que são comuns em site de notícias: "comunicar erro" - "imprimir" - "enviar a um amigo"?
Aquele "indique esta página" fica meio invisível, já que a leitura se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Quem já viu este botão? Respondam aí!
Ainda bem que a Francine falou, viu... às vezes eu evito de entrar no site porque tenho vertigens de tantos objetos saltando. Perco a concentração nas reportagens, sempre!
Andreia
Andreia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 17/9/2008, 17:21

Francine Brustolin escreveu:Ah, me sinto melhor ao saber que nao sou tão cegueta. Também acho a letra meio pequena!
E algumas coisas até hoje eu não sei como funcionam nos sites específicos das revistas. Eu e a Marina levamos um tempão pra cadastrar as páginas de todas as revistas (temos que cadastrar página pequena, ampliada e o texto de cada uma) mas não sei se isso está valendo a pena, pq sofro pra encontrar as revistas no site. Mesmo quando já fiz o login, clico em "ver na revista" e encontro só a versão condensada. Só ha pouco tempo descobri que clicando lá no cantinho, em "edições digitais", consigo visualizar a revista, mas é apenas a última edição. Se só quem tem acesso ao site são os assinantes que já tem a revista em mãos, não sei se faz sentido ter cada uma delas integralmente cadastradas no site.
Shocked Shocked Shocked !!!

Francine Brustolin escreveu:Outra coisa, acho que os repórteres que já passaram pelo site e já tem acesso ao admin, quando encontrarem uma notícia interessante para o portal, podem ficar a vontade pra fazer notinhas e incluí-las.

PERFEITO!

Esse é um dos objetivos dessas trocas de função. Além de conhecermos e nos envolvermos mais com o trabalho da redação como um todo, passamos a ter o know-how (e a responsabilidade também) para cuidarmos dos produtos. Quem já passou pela inclusão de notícias pode sim (e deveria) inserir notícias quentinhas sempre que encontra alguma novidade. É com essa participação de todos que vamos melhorar o conteúdo do portal, que vamos encontrar furos de reportagem, e que vamos também fazer o nosso trabalho interno fluir melhor (inclusive nas revistas impressas).
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 18/9/2008, 08:28

Concordo com a Vanessa em alguns pontos - achei a diagramação dos conteúdos da TPM super legal e poderíamos aproveitar para pensar em algo simples mas mais criativo para os conteúdos exclusivos, já que é algo que nos dá (antes, pra mim e pra Fran, agora pra todos vocês também hahahaha) tanta dor de cabeça não deveria ficar "escondido" ou passar despercebido. Mas, em outra coisa, discordo um pouco. Como não vi a edição impressa, não sei se essas páginas vermelhas são algo exclusivo para web ou se são parte da revista - mesmo assim, o texto não é curtinho. Não acho que o texto deva ser diminuido ou que se deva criar um número padrão de caracteres.

Acho que às vezes diminuímos um pouco nosso trabalho com essa história de pensar no que o leitor quer. Como diria um professor nosso, "o leitor lá sabe o que quer?" Precisamos dar a ele o que ele precisa, não apenas o que ele quer. Quem é que nunca escreveu uma matéria e teve que cortar partes interessantes porque não caberia na revista? Acho que todo mundo... Quanto ao número de caracteres, já nos limitamos a isso na revista, que tem espaço pré-determinado. No site, podemos aproveitar o fato de que a internet nos dá inúmeras vantagens... Podemos colocar 10, 15, 500, 1000 fotos se tivermos, podemos colocar vídeos, entrevistas em áudio, mais texto - é o que está começando a acontecer agora com o eMobile, vamos aproveitar!

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Marina 18/9/2008, 08:39

Ahh, depois que mandei vi que tinha esquecido várias coisas... hahaha

1) O Rafa está de parabéns por conta do trabalho no eMobile! Pegou direitinho nossa dinâmica de trabalho, mesmo não estando conosco na matriz. Very Happy

2) Também acho o site muito cheio de coisas piscando, mas realmente não sei como podemos argumentar com relação a isso... Talvez fazer com que os banners do próprio portal, que podem ser modificados por nós aqui, ficassem estáticos.

3) Uma coisa que detesto e que sempre fui contra é a inclusão de links externos nos conteúdos exclusivos. Estamos praticamente mandando o leitor pra outro site - e acho que a maioria das pessoas é assim, entra num site, aí encontra outro, aí acha outra coisa... E nem lembra mais em que site estava pela primeira vez! Além disso, alguém já viu essa prática em algum outro site jornalístico? Porque eu nunca vi... Na Folha de vez em quando eles colocam links do youtube, mas é só.


Última edição por Marina em 18/9/2008, 11:00, editado 1 vez(es)

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Maurício 18/9/2008, 10:27

Marina escreveu:Concordo com a Vanessa em alguns pontos - achei a diagramação dos conteúdos da TPM super legal e poderíamos aproveitar para pensar em algo simples mas mais criativo para os conteúdos exclusivos, já que é algo que nos dá (antes, pra mim e pra Fran, agora pra todos vocês também hahahaha) tanta dor de cabeça não deveria ficar "escondido" ou passar despercebido.

Também acho que tá meio inacessível. Talvez até por isso os números mostrados pelo Eduardo de acesso das páginas das revistas esteja tão abaixo dos números do próprio portal. Pra ver o vídeo que foi feito na Fornecedores como conteúdo exclusivo para assinantes, foi necessário clicar em Home / Banca de Revistas / Acesse o site da revista / Mais / Leia a Matéria / Play.

Mas aí é que temos que ser criativos. Como vamos mostrar tudo na home do eMobile sem "esconder" nada, se tudo o que está nela é importante?
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Paula 18/9/2008, 11:51

Eu também sou contra uma limitação quanto a número de caracteres no portal. Concordo com a Marina quando ela diz que esse é o espaço em que podemos ser mais "livres". cat

É claro que textos mais curtos atraem mais a maioria dos leitores. Mas, quando houver a necessidade de publicar textos mais longos, podemos ser criativos e pensar em formas de distribuição para que o conteúdo não fique tão "pesado" - assim como foi feito na matéria do link que a Vanessa mandou. Essa sugestão de "Para continuar lendo a matéria, clique aqui" é boa, mas acho que isso deve aparecer uma só vez. Daí em diante, gosto da solução de utilizar números nas páginas (também como feito na página da TPM e na de outras publicações, como a Piauí, caracterizada justamente por ter textos enooormes, sem muitas imagens).

Quanto ao tamanho das letras, outra sugestão: e se o site disponibilizasse aquela opção de "tamanho da fonte"? Podemos deixar os textos em um tamanho padrão, um pouco maior que o atual (já que muitas pessoas acham pequeno) e, mesmo assim, deixar a opção do leitor escolher o tamanho. Isso é feito em sites como o globo.com http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL764160-9356,00-TRABALHADOR+ESTUDOU+MAIS+MAS+GANHA+MENOS+DO+QUE+EM+DIZ+IBGE.html

Sou defensora desse recurso porque, como alguns sabem, vivo em uma luta de "usa-lente-de-contato-inflama-a-córnea-usa-óculos" e volta e meia minha vista não está das melhores. Acho bastante útil.

p.s: 1 real pra quem descobrir o que editei no meu tópico (um erro de português fenomenal... hahaha). Andreia não vale porque eu contei!
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Vanessa Barbosa 18/9/2008, 14:34

Marina escreveu:Concordo com a Vanessa em alguns pontos - achei a diagramação dos conteúdos da TPM super legal e poderíamos aproveitar para pensar em algo simples mas mais criativo para os conteúdos exclusivos, já que é algo que nos dá (antes, pra mim e pra Fran, agora pra todos vocês também hahahaha) tanta dor de cabeça não deveria ficar "escondido" ou passar despercebido. Mas, em outra coisa, discordo um pouco. Como não vi a edição impressa, não sei se essas páginas vermelhas são algo exclusivo para web ou se são parte da revista - mesmo assim, o texto não é curtinho. Não acho que o texto deva ser diminuido ou que se deva criar um número padrão de caracteres.

Oi Marina!
Então, respondendo à sua pergunta: as matérias do site da TPM são exatamente iguais às da revista. E o que eu quis dizer sugerindo essa diagramação é que, se mantivermos o tamanho original das matérias no site, aí sim podemos fazer uma coisa diferente, mais criativa para assim fugir do "texto imenso num fundo branco". Para ilustrar o que estou dizendo, dêem uma olhadinha nesse link: http://portal.emobile.com.br/emobile/home_revista/secao.conteudo.view.asp (caso não consiga acessar pelo link, a matéria em questão é a de Atendimento, da edição 07 da Baby.) No texto, não tem nenhum espaço entre os parágrafos e as letras são muito pequenas. O leitor se cansa. Na minha opinião, claro...
Outra coisa: concordo com a Marina em relação ao material adicional que colocamos de outros sites. É exatamente o que ela falou: fica evidente que outros sites têm mais informações que o nosso e isso não é nada bom. Acho que se é para ter um material complementar, que seja feito por nós mesmos.

Vanessa Barbosa

Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Daniela 18/9/2008, 14:37

Bem, vamos lá:

1) Também considero o site "poluído" e "saltitante" demais. Na própria home, fica muito difícil ter uma visão geral do que ele oferece para leitura. Acho que esse problema poderia ser minimizado com a eliminação de algumas funções. Por exemplo, na home existem dois links para o Fotolog (embaixo e à esquerda), e também para as notícias (embaixo e no meio). No caso das notícias, considero que aquelas inseridas logo no começo, com chamada e um resuminho, já é suficiente! Poderíamos "economizar" espaço.

2) Quanto ao conteúdo exclusivo para assinantes, realmente, se eles têm a revista em mãos, visto que são assinantes, só interessa um conteúdo a mais, EXCLUSIVO, desde que esse conteúdo seja feito por nós, não por outros sites. Se o leitor quiser mais informações sobre o assunto vindo de outros sites, acessa o Google e procura, concordam?

3) Considero a busca por matérias muito complicada. Não sei se eu é que não tenho muita familiaridade com a tecnologia ou se é complicado mesmo. Outro dia, procurei uma matéria na Lojista e não consegui passar da capa.

4) Quanto ao tamanho das matérias, sou contra o limite. Como disse a Marina, temos que aproveitar para incluir tudo o que for possível. Com isso, o leitor sai ganhando e, se a matéria for interessante, ele vai continuar, mesmo sendo longa. Para não tornar a leitura cansativa como é hoje, acho que uma diagramação mais moderna e colorida (com o texto dividido em páginas e uma ou duas fotos por página) já resolveria o assunto.

5) Pode parecer papo de jornalista, mas, na home, aquela parte de "Links Patrocinados" atrapalha bastante. Entendo que a parte comercial é muito importante, mas deve haver uma outra forma de incluir os anúncios, que não ocupe tanto espaço. No final das contas, um terço da home é propaganda. Talvez os anúncios poderiam passar na home de forma alternada...

Por enquanto é só, espero ter contribuído para a melhoria do site e o conseqüente aumento de visitantes.

Daniela

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Amilcar 18/9/2008, 14:44

- Acho que a aparência do portal poderia ser mais “limpa”, priorizando algumas chamadas/informações, e sem tanto pisca-pisca (tem razão quem falou...)
- Há repetição de informação. Por exemplo: nas categorias, que aparecem também nas notícias (acho que poderia ser um ou outro); se a preocupação é ter sempre a possibilidade de remeter para outra categoria, então, que se trabalhe isso de outra forma, a discutir.
- Acho que é uma salada de cores, também, que, mais do que encaminhar o leitor para algum lugar, pode deixá-lo meio perdido ao entrar no site.
- Talvez o site devesse priorizar as revistas e conteúdos exclusivos e as notícias do setor, trabalhando melhor esses conteúdos, dando mais destaque a eles, e para isso explorando as imagens, os vídeos, etc.
- Quanto ao tamanho das matérias, acho que devemos evitar enormes blocos de texto, embora também acredite que a internet possa ter um caráter “pedagógico”, por assim dizer, não meramente informativo, o que implicaria mais conteúdo (embora esse conteúdo não precise ser apresentado na forma de uma enorme quantidade de caracteres).
- Devemos atentar, ao escrever as notícias para a web, com a questão temporal, evitando os “amanhãs”, “ontens” e que tais. Quando leio notícias na web, ao me deparar com esses termos, sempre tenho a impressão de que estou lendo notícia antiga.

Amilcar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Eduk 18/9/2008, 15:22

Aproveito para passar um resumo das características,
recursos e conteúdos que nossos portais têm/terão*, pedindo opiniões (e
principalmente sugestões) sobre como melhorar os recursos disponíveis e obter o maior grau de relevância para os usuários, de forma a conquistá-los:
(*peço sigilo sobre os recursos/serviços que ainda não estão publicados)

(1º) NOTÍCIAS SEGMENTADAS:
3.441 notícias que já entraram no portal este ano, e são classificadas nas seguintes categorias:
- Varejo (692 notícias)
- Indústria (1698 notícias)
- Decoração (581 notícias)
- Marcenaria (116 notícias)
- Varejo Infantil (64 notícias)
- Internacional (290 notícias)
OBS: O objetivo principal é organizar a informação, permitindo-nos criar mecanismos para que os leitores encontrem as notícias de seu interesse de forma cada vez mais rápida e eficiente.

(2º) CONTEÚDOS ONLINE E MULTIMÍDIA:
A criação de acervos de conteúdos online públicos ou restritos devem ser cada vez mais uma prática entre nós:
- Fotologs (13 eventos com 4.846 fotos publicadas)
- Videologs (2 eventos com 55 vídeos publicados)
- Artigos (16 articulistas com 31 artigos publicados)
- Publicações Digitais (6 publicações, entre anuários, guias e especiais)
- Revistas na versão Digital (5 títulos, com 06 edições da SobMedida, 08 da Lojista, 08 da Fornecedores, 06 da Decore e 05 da Baby&Kids publicadas)
OBS: Sugestões para novas publicações digitais (independente do número de páginas), por exemplo, que tivessem relevância para o leitor poderiam ser produzidas e publicadas rapidamente para o portal.

(3º) CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:
As matérias online que são publicadas nos portais das revistas (www.mobiledecore.com.br,
www.mobilefornecedores.com.br, etc) são restritas e tem foco justamente num benefício aos assinantes das
publicações.
"Ranking de entrada" até o momento:
- Lojista: (20 conteúdos publicados)
- Fornecedores: (18 conteúdos publicados)
- SobMedida: (15 conteúdos publicados)
- Baby&Kids: (14 conteúdos publicados)
- Decore: (11 conteúdos publicados)
OBS: Essas matérias buscam um formato mais dinâmico de apresentação, e utilizam recursos de hiperlinks, vídeos, animações e fotos ampliáveis permitindo aos leitores uma maior interação e relevância ao ler esses conteúdos. O “gancho” de ligação entre matérias impressas e online deveria
aumentar gradativamente, justamente para facilitar essa percepção pelos leitores.


Ainda teremos novos canais:
(4) BLOG DO EDITOR:
Este canal já está desenvolvido e apenas aguarda a entrada de editores (e seus posts) para ser publicado. O objetivo seria abrir um canal direto com os leitores através portal, respondendo perguntas, publicando notas
complementares e vinculando ainda mais as mídias online e impressas.
OBS: A relevância dos temas e reconhecimento do editor junto ao mercado poderiam ser os grandes desafios (ou não) desse canal.

(5) SERVIÇOS (FERRAMENTAS PARA NEGÓCIO):
- Buscador Moveleiro (nosso “Google” do setor)
- Vitrine de Produtos (nosso “Mercado Livre” do setor)
- Notas Comerciais Online (seria uma forma de ampliarmos nosso relacionamento com anunciantes através de nossos portais, além de talvez “desafogar” as edições impressas).
Eduk
Eduk

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.emobile.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Portal eMobile - Mais visitantes! Empty Re: Portal eMobile - Mais visitantes!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos