Jornalismo Móbile
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manual de Jornalismo Móbile

+7
Vanessa Barbosa
rafael augusto
Juliana
Marina
Andreia
Paula
Maurício
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Vanessa Barbosa 10/7/2008, 15:11

Andreia escreveu:Eles se chamam VERBOS DICENDI e aí vai a minha colaboração:
Abordar
Acentuar
Aconselhar
Acreditar
Acrescentar
Acusar
Adiantar
Admirar-se
Admitir
Admoestar
Advertir
Afirmar
Ajuntar
Ajustar
Alardear
Alegar
Alegrar-se
Alertar
Alfinetar
Alinhar
Aludir
Ameaçar
Amenizar
Analisar
Animar(se)
Anotar
Antever
Anuir
Anunciar
Apontar
Apostar
Apregoar
Argüir
Argumentar
Arrematar
Arriscar
Arrolar
Assegurar
Asseverar
Assinalar
Assustar-se
Atacar
Atestar
Atribuir
Avaliar
Avisar
Balbuciar
Bradar
Bravatear
Brincar
Calcular
Censurar
Chamar a atenção
Citar
Classificar
Cobrar
Comemorar
Comentar
Comparar
Complementar
Completar
Compreender
Comprometer-se
Comprovar
Comunicar
Conclamar
Concluir
Concordar
Condenar
Confessar
Confiar
Confidenciar
Confirmar
Confundir-se
Congratular-se
Conjecturar
Consolar-se
Constatar
Contabilizar
Contar
Contemporizar
Contestar
Contra-atacar
Contradizer
Contrapor-se
Credenciar-se
Crer
Criticar
Decepcionar-se
Declarar(se)
Defender(se)
Definir(se)
Deixar escapar
Demonstrar
Denunciar
Deplorar / Depor
Derramar-se
Desabafar
Desafiar
Desarmar-se
Descansar
Descartar
Descobrir
Desconfiar
Desculpar-se
Desdenhar
Desenvolver
Desesperar-se
Desmentir
Destacar
Determinar
Devolver
Diagnosticar
Discordar
Discorrer
Discursar
Disfarçar
Disparar
Distinguir
Divertir-se
Dizer
Elogiar
Elucidar
Emendar
Emocionar-se
Encavacar
Encerrar
Endossar
Enfatizar
Enfocar
Engatilhar
Ensinar
Ensinar
Entender
Entender
Entusiasmar-se
Enumerar
Esbravejar
Escandalizar-se
Escapar
Esclarecer
Esconjurar
Espantar-se
Esquivar-se
Estabelecer
Estimar
Evidenciar
Exagerar
Exclamar
Exemplificar
Exigir / Eximir-se
Exortar / Explanar
Explicar
Explicitar
Explodir
Expor
Expressar-se
Exprimir-se
Extasiar-se
Externar
Exultar
Falar
Fazer coro
Festejar
Filosofar
Finalizar
Frisar
Fulminar
Gabar-se
Garantir
Gemer / Gritar
Gritar
Historiar
Historiar
Identificar
Ilustrar
Imaginar
Incentivar
Indagar
Indicar
Indignar-se
Informar
Insistir
Interpretar
Interrogar
Ir (mais) além
Ironizar / Irritar-se
Isentar-se
Jurar
Justificar(se)
Lamentar(se)
Lamuriar-se
Lembrar(se)
Limitar-se a dizer
Manifestar-se
Maravilhar-se
Mentalizar
Minimizar
Mostrar
Murmurar
Narrar / Negar
Nomear / Notar
Objetar
Observar
Opinar
Ordenar
Ordenar
Orgulhar-se
Pedir
Penitenciar-se
Pensar
Perguntar(se)
Ponderar
Ponderar
Precisar
Precisar
Preconizar
Predizer
Pregar
Preocupar-se
Prever
Proclamar
Profetizar
Prognosticar
Propor
Propugnar
Prosseguir
Protestar
Provocar
Queixar-se
Questionar
Raciocinar
Reafirmar
Reagir
Rebater
Receitar
Reclamar
Recompor-se
Reconhecer
Recordar(se)
Redimir-se
Refazer-se
Refletir
Reforçar
Regalar-se
Registrar
Regozijar-se
Rejeitar
Rejubilar-se
Relacionar
Relatar
Relativizar
Relembrar(se)
Rememorar
Replicar
Resguardar-se
Resignar-se
Resistir
Resmungar
Responder
Responsabilizar-se
Ressaltar
Ressalvar
Ressentir-se
Resumir
Retrucar
Revelar
Revidar
Revoltar-se
Rezar
Rugir
Sacramentar
Salientar
Segredar
Sentenciar
Simplificar
Sintetizar
Solicitar
Sonhar
Sublinhar
Sugerir
Supor
Suspirar
Sussurrar
Sustentar
Tachar / Temer
Teorizar
Terminar
Testemunhar
Titubear
Transmitir
Trombetear
Vaticinar
Ver / Viajar
Vibrar
Vociferar
Zombar


Marina escreveu:
Juliana escreveu:Essa lista que a Vanessa falou acho bem importante termos, pois não é sempre que temos um verbo na manga para colocar. O livro que Yrit sugeriu também acho muito bom que tenhamos um an redação, pois parece casar com o que está sendo discutido por nós no momento.

beijos

Essa lista nós já temos (sempre dá pra complementar, claro), tá até colada na minha antiga mesa...


Obrigada Andréia! Smile
Essa "pequena" lista já vai ajudar e muito nosso trabalho por aqui!
Bjs

Vanessa Barbosa

Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Paula 11/7/2008, 15:00

Acho importante padronizarmos como escrever algumas informações, como:
- horas
- moedas (ao falarmos de valores em dólar devemos utilizar ponto ou vírgula entre números?)
- medidas (nesse ponto, acho legal definirmos se quando nos referimos a mílimetros, por exemplo, devemos abreviar para "mm" ou não. Também vale discutirmos se as medidas dos móveis - que saem principalmente nas lojistas - devem ser sempre transformadas para metros, centímetros, ou se deixamos como os clientes apresentam - alguns o fazem em mílimetros)

clown
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Maurício 11/7/2008, 15:21

Paula escreveu:Acho importante padronizarmos como escrever algumas informações, como:
- horas
- moedas (ao falarmos de valores em dólar devemos utilizar ponto ou vírgula entre números?)
- medidas (nesse ponto, acho legal definirmos se quando nos referimos a mílimetros, por exemplo, devemos abreviar para "mm" ou não. Também vale discutirmos se as medidas dos móveis - que saem principalmente nas lojistas - devem ser sempre transformadas para metros, centímetros, ou se deixamos como os clientes apresentam - alguns o fazem em mílimetros)

clown
Também podemos padronizar
- Informações de telefone e email
- Tamanho mínimo de títulos
- Nome dos arquivos

Sobre as metragens, o complicado é o seguinte: com as revistas são técnicas, trabalhamos com medidas pequenas como, por exemplo, a espessura de uma fita de borda de papel (que fica na faixa de 3 milímetros, ou 0,3 centímetros ou 0,003 metro) ao mesmo tempo em que falamos de e medidas grandes, como um roupeiro (que tem 2,28 metro, 228 centimetros, ou ainda 2280 mílímetros). Acho que, neste caso, vai mais do bom senso. É mais fácil visualizar uma fita com 0,3 milímetros e um roupeito de 2,28 metro de altura, do que em qualquer uma das outras conversões de medida...
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Cidades e países

Mensagem  Francine 14/7/2008, 15:16

Semana passada tive dúvidas na hora de escrever Shanghai. O Maurício defende a escrita oficial, mas no manual do Estadão eles sugerem "Xangai". E aí? Como vai ficar no nosso manual? Se adotarmos Shanghai vamos escrever New York também e United Kingdom? Qual vai ser a regra para nomes de cidades e países "aportuguesados"?

Francine

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Paula 15/7/2008, 14:29

Pessoal, estou dando uma recapitulada em tudo o que foi abordado até agora aqui na discussão. Deixei de lado a questão dos livros a serem adquiridos, porque acredito que seja algo em que todos concordam (e como o próprio Maurício falou, o pedido do dicionário online, por exemplo, já foi feito).

Algumas discussões ainda não terminaram. Participem e defendam seu ponto de vista! Cool

Os temas abordados foram os seguintes:

- Reforma ortográfica
O Maurício levantou essa questão. Vale a pena esperar para ver se as mudanças vão entrar mesmo em vigor? Por falar nisso, eu uso trema quando me lembro, mas não tenho uma regra quanto a isso. Alguém sabe se é certo ainda usa-la?

- Siglas
A Andreia disse: “as "legíveis" são escritas apenas com a primeira em maiúscula; nas não legíveis, todas as letras são maiúsculas”. Todos concordam? E siglas como do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, devem ficar como Mdic ou MDIC (acho que ninguém leria a palavra como se o “m” fosse mudo, mas na verdade a leitura da sigla é dividida em duas – “m” e “dic”).

- Utilização de possuir, através e acontece.

- Uso de “tudo”, “todos” e “qualquer”.
Nesse tópico, lembrei de uma coisa: a importância de evitarmos os adjetivos. Sei que em algumas revistas isso é quase impossível (quem nunca usou a expressão “o produto tem um design arrojado” que atire a primeira pedra). Mas acho que deveríamos tomar mais cuidado para SEMPRE atribuir a adjetivação a alguém: “Segundo fulano, o produto destaca-se pelo seu design moderno”, ou coisas do tipo.

- Números: quando usar o número exato? Melhor tentar arredondar um número (como 30,4 mil, por exemplo) ou dizer “aproximadamente 30 mil”?
Na minha opinião, o número exato vale em poucos casos. Não consegui pensar em nenhum exemplo de número que mereça ser publicado inteiro agora, alguém me ajuda?

Já no caso de usar “aproximadamente” também acho que a expressão deixa um pouco de dúvida quanto ao valor exato. Mas também acho que fica claro para o leitor que nós temos bom senso, e se o valor fosse mais próximo de 1 milhão do que de 30 mil, não usaríamos a expressão “aproximadamente 30 mil”. Não tenho nada contra arredondar valores, mas às vezes acho que a expressão “aproximadamente 100 mil” tem mais impacto do que dizer “99,8 mil”.

- Nomes de lugares: a Francine apontou uma questão bem interessante, a de que se devemos aportuguesar o nome de países ou não. Acho que alguns lugares já têm os nomes bem conhecidos em português, e esses eu acho que vale a pena manter (como Nova Iorque, por exemplo). Por isso, acho que Xangai deve ser escrito assim mesmo (e não “Shanghai”), pois expressa exatamente como lemos a palavra aqui no Brasil.
Mas também precisamos pensar em exceções. Fiz uma matéria sobre os Estados Unidos, por exemplo, e falei de alguns estados de lá. Na hora de escrever Califórnia, Carolina do Sul, Nevada foi tranqüilo, porque já conhecia a tradução. Mas não sabia como escrever Rhode Island, Illinois e Tennessee, por exemplo. Pode até existir uma versão em português, que eu desconheço. Em lugares menos conhecidos, vale manter o nome no idioma original?
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Marina 16/7/2008, 13:13

Essa é só quanto à trema: na regra oficial, ela é usada quando o u do 'que' é pronunciado. FreqÜente, por exemplo.

Eu costumo usar sempre, mas segundo aquela nova norma, a trema vai cair fora, assim como os acentos de 'idéia', 'lêem". Será que continuamos usando?

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Shangai

Mensagem  zanei 19/7/2008, 17:49

Francine Brustolin escreveu:Semana passada tive dúvidas na hora de escrever Shanghai. O Maurício defende a escrita oficial, mas no manual do Estadão eles sugerem "Xangai". E aí? Como vai ficar no nosso manual? Se adotarmos Shanghai vamos escrever New York também e United Kingdom? Qual vai ser a regra para nomes de cidades e países "aportuguesados"?

Question Em geral se prefere a forma aportuguesada, salvo quando outra forma já está consagrada. A forma Taiwan já está consagrada com esta grafia em inglês... e a forma Pequim em português. Acredito que este seria o melhor raciocínio para estabelecermos a nossa regra. Sendo assim, Xangai se escreve assim em bom português.
zanei
zanei

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile - Página 2 Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos