Jornalismo Móbile
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manual de Jornalismo Móbile

+7
Vanessa Barbosa
rafael augusto
Juliana
Marina
Andreia
Paula
Maurício
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Maurício 4/7/2008, 15:58

Então...

Sempre falamos em criar um manual e agora é nossa chance!
Até hoje vinhamos utilizando as regras do manual do Estadão. Mas a língua muda, as pessoas mudam e, porque não, o manual?

Já começamos com algumas mudanças. Não usamos mais as palavras "país" e "estado" com caixa alta. Que outras sugestões você tem para implementarmos? Quais regras devemos debater?

Participem!
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Paula 4/7/2008, 16:26

Oba, adorei ser moderadora desse tópico! What a Face

Sou uma grande defensora do manual próprio, porque sei que, principalmente na hora de revisar matérias, precisamos de uma ferramenta dessas.

Como o Maurício falou, abolimos a caixa alta em "país" e "estado". Na verdade, sou uma defensora da caixa baixa (ops, não sei se "caixa alta" tem hífen. Maurício, sempre sarcástico, mandou "checar no manual" agora que perguntei). Rolling Eyes

Vocês concordam comigo? Discordam? Pra mim, só nomes próprios merecem início em maiúscula.

Outra coisa que acho importante discutirmos é o uso de algumas palavras. Sei que o Maurício não gosta, por exemplo, que usemos o verbo "possuir" (nesses casos, usar "ter") e através (usar "por meio"). Sei que o "através" gera bastante polêmica (uma orientadora de TCC infernizou minha vida com isso, dizendo que "através é só quando atravessa algo" (?). Pra mim, a explicação não foi suficiente).

Por enquanto, é isso. Bom final de semana a todos!
Paula
Paula

Mensagens : 39
Data de inscrição : 26/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Maurício 4/7/2008, 16:33

Concordo, Paula!
Acho que a caixa alta deve ser usada só em nomes próprios (e também em siglas, né?)

Só não se preocupem com "o Maurício gosta ou não gosta"... O fórum é para debatermos nossas idéias e chegarmos juntos a acordos nas nossas discussões!!!!
Abraços!!!
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual do Jornalismo

Mensagem  Andreia 4/7/2008, 16:39

Se é para concordar ou discordar, também concordo com a utilização das maiúsculas apenas em nomes próprios e siglas. E por falar em siglas, vale ressaltar que as "legíveis" são escritas apenas com a primeira em maiúscula; nas não legíveis, todas as letras são maiúsculas.
É bom abordar no manual a utilização de palavras hifenizadas ou não. Acabei de escrever 'não legíveis' e não sei se utiliza-se hífen ou não.
Vale lembrar que, como muitos de nós aprendemos na faculdade, o uso de gerúndios deve ser evitado.
affraid
Andreia
Andreia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  hífen 4/7/2008, 18:07

Quanto ao uso do hífen, vale lembrar que há uma reforma ortográfica prestes a entrar em vigor e esta reforma normatiza a questão das palavras hifenadas. Sugiro esperar... Idea

hífen
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Andreia 4/7/2008, 18:26

hífen escreveu:Quanto ao uso do hífen, vale lembrar que há uma reforma ortográfica prestes a entrar em vigor e esta reforma normatiza a questão das palavras hifenadas. Sugiro esperar... Idea
Correto. Assim como a eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas; a supressão do acento diferencial em "pára" (verbo) e "para" (preposição); a extinção completa do trema; entre outras mudanças. Devemos esperar realmente e observar a todos os itens? Será que é válido esperar?
Lembrei também, agora, dos verbos VISAR e ATENDER, que são Transitivos Indiretos na maioria das aplicações nas matérias feitas por nós.
Wink
Andreia
Andreia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty PROTESTO

Mensagem  Marina 7/7/2008, 08:23

Quero deixar registrado aqui o meu protesto e minha LUTA em favor da REINTEGRAÇÃO do 'possuir' e do 'através'.

Para mim, a justificativa para o não-uso destas palavras não cola e isso gera vícios de linguagem que nos prejudicam, afinal, vamos usando cada vez menos palavras. Afinal de contas, se o nosso leitor não sabe a diferença entre 'este' e 'esse', porque ficaria pensado que "o roupeiro Andréia possui portas em MDF" refere-se ao 'demônio'? Evil or Very Mad

Ahh, outra coisa. Andréia, se não me engano esse negócio das siglas tem mais uma regrinha... Acho que elas só são escritas em letra minúscula (mesmo as que podem ser lidas), quando tem mais de quatro letras.

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Yrit 7/7/2008, 10:56

Olá,
gostaria de sugerir algumas coisas:
Acho que temos muitas dúvidas constantes, que se repetem todas as vezes que precisamos usar alguma regra. Ex: uso do hífen, se um verbo é transitivo direto ou indireto, e muitas outras coisinhas. E lá vamos nós perguntar para um colega ao lado e muitas vezes ter que ir buscar no manual. Então, sugiro que cada vez que tenhamos uma dúvida, colocá-la num arquivo, que pode ser criado, e é claro, com a devida regra esclarecida.
Outra palavra que gera polêmica é o "acontece". Já ouvi muito em outra empresa que trabalhei que "acontece" só acontece com a chuva, e que o certo é usar "ocorre". Mas acho uma besteira. Nenhum dos leitores vai ler e achar que está incorreto. Porém, acho que o "possuir" não é legal de usar, não porque remete ao capeta, mas porque fica melhor usar "tem", mesmo. É a minha opinião.
Acho mesmo que podemos "modernizar" um pouco o manual, mas com uma certa parcimônia, afinal, é o Estadão que está dizendo.
Bjos

Yrit
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Juliana 7/7/2008, 14:04

Olá,

Com certeza, precisamos de um manual. Na hora da revisão é que vem as dúvidas do "pode" ou "não pode" usar. Quanto ao "possuir" e o "através", não vejo problemas em usar desde que de forma moderada. Afinal, o nosso leitor não vai distinguir o significado dessas palavras com as outras que usamos no lugar como "ter" e "por meio".

beijos Smile

Juliana

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Maurício 7/7/2008, 16:31

Possuir é posse. Um objeto inanimado, como uma fábrica, não possui x metros quadrados. E, por isso, hoje o verbo não deve é utilizado. Para mim, esta regra não mudaríamos não, mas tudo aqui está em discussão...

O mesmo vale para atravessar pelo mesmo argumento que todos conhecem.

Mas vou aproveitar para dividir uma história...
Para mim, retirar algumas palavras do nosso vocabulário não diminui nada e não restringe ninguém não. Temos que ser mais criativos e buscamos alternativas às nossas frases quando somos limitados por algumas regras.

O Aldo Ribeiro, ex-chefe meu (que foi chefe da Yrit e da Ju tb) proibiu que eu escrevesse as palaras "tudo", "todos", e "qualquer". Parecebe bobo, mas usamos essas palavras muitos mais vezes do que imaginamos. Foi um inferno, juro.
Porém, logo na primeira matéria que escrevi depois desta mordaça, percebi o que ele queria. Tive que trocar "tudo" por cases e exemplos reais (ao invés de generalizar); Tive que torcar "todos" por pessoas e personagens reais (ao invés de generalizar); tive que trocar "qualquer" (que até pode ser lido de forma pejorativa como 'qualquer um, tanto faz') pela informação correta e precisa.
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Marina 8/7/2008, 10:32

Definição de 'ter', by dicionário Aurélio muito rasgado aqui da redação (também acho que merecíamos um dicionário novo, vai..): ter a posse de, possuir, estar na posse de, ser dotado de, ser possuído, ser possuidor.

Definição de 'possuir': ter ou reter em seu poder, ter a posse de, deter, ex.:"nenhum país da Europa possui os mais belos túmulos do que Portugal" (opa, 'país da Europa' é inanimado e usaram 'possuir').

Os dois são sinônimos e não é nem implicância minha! O Sr. Aurélio que disse, então continuo achando vício de linguagem.

Não estou dizendo pra que seja permitido escrever como bem entender, só defendendo motivos plausíveis para não utilizar determinada palavra. Concordo com o não-uso de "tudo" e "todos", por exemplo, porque generalizam algo. Assim como não gosto de "mais de 30 mil pessoas estiveram na feira", porque "mais de 30 mil pessoas" pode ser 30.001 ou um milhão.

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Marina 8/7/2008, 10:45

Ah, esqueci de um negócio.
Defendo também que a palavra 'matéria' não seja usada em matérias ou qualquer texto publicado. Todo mundo fala 'matéria', sabe o que e etc, mas na verdade isso é um jargão, o correto seria 'reportagem'.

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Juliana 8/7/2008, 11:29

É pessoal, acho que temos que achar um equilíbrio. Nenhuma palavra pode ser usada em demasia, por isso a criatividade é que sempre está em jogo. Generalizações também não podem ser feitas, pois demonstramos que não temos dados concretos.
Realmente, isso que a Marina falou de colocar "mais de 30 mil pessoas" ainda não tinha pensado que pode dar uma certa imprecisão ao leitor. Mas que alternativa poderia ser criada? Colocar números quebrados tipo 30.123 não é legal.
Question

Juliana

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Marina 8/7/2008, 11:36

Quando dá, eu costumo arredondar. Tipo "aproximadamente 30,4 mil pessoas estiveram na feira", ou "cerca de".

Precisamos também definir como usar esses números... Colocar o número total ("3.456 pessoas...") só quando for relevante? Quando é relevante?

E quando der para arredondar, continuamos usando o "23,4 mil"? Eu gosto assim...

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  rafael augusto 8/7/2008, 15:31

eu tb acho que "possuir" e "através" ficam feios no texto......mas confesso que já utilizei essas palavras em minhas matérias algumas vezes.....
rafael augusto
rafael augusto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/06/2008
Idade : 44
Localização : Caxias do Sul (RS)

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Vanessa Barbosa 8/7/2008, 15:59

Marina escreveu:Definição de 'ter', by dicionário Aurélio muito rasgado aqui da redação (também acho que merecíamos um dicionário novo, vai..): ter a posse de, possuir, estar na posse de, ser dotado de, ser possuído, ser possuidor.

Definição de 'possuir': ter ou reter em seu poder, ter a posse de, deter, ex.:"nenhum país da Europa possui os mais belos túmulos do que Portugal" (opa, 'país da Europa' é inanimado e usaram 'possuir').

Os dois são sinônimos e não é nem implicância minha! O Sr. Aurélio que disse, então continuo achando vício de linguagem.

Não estou dizendo pra que seja permitido escrever como bem entender, só defendendo motivos plausíveis para não utilizar determinada palavra. Concordo com o não-uso de "tudo" e "todos", por exemplo, porque generalizam algo. Assim como não gosto de "mais de 30 mil pessoas estiveram na feira", porque "mais de 30 mil pessoas" pode ser 30.001 ou um milhão.


Olá pessoal, tudo bem?
Então, assim como a Marina, eu também acho que não há problema em usar o verbo "possuir". Por gosto ou não, acho que fica mais bem escrito do que simplesmente jogar o verbo "ter". Acho que podemos sim procurar sempre reciclar nosso vocabulário e trazer novas idéias, porém, adotarmos um critério de "podemos usar o "possuir" para objetos" ou "não podemos usar".
Outra coisa: aqui em São Paulo, umas das dúvidas mais corriqueiras é em relação ao fim das aspas, ou seja, assim que colocamos o depoimento de um entrevistado, usamos "afirma Fulana", "diz Fulana", e por aí vai. O que acontece é que, às vezes, usamos todo nosso "estoque" de verbos e acabamos ficando sem idéias. Dessa forma, acho que seria legal também fazermos uma lista com vários verbos que podemos usar em situações como essa.
Não sei se isso está parecendo meio ingênuo ou inviável, mas é uma coisa que sentimos falta aqui em Sampa. Seria bem bacana se na hora do sufoco (naquela hora que sua cabeça tá saindo fumaça e não sai nenhuma idéia boa) pudéssemos recorrer a este tipo de ajuda.
Bom gente, é isso!
Bjao a todos

Vanessa Barbosa

Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Yrit Sitnik 8/7/2008, 16:17

Sugiro a aquisição de um livro chamado "Dicionário de dificuldades da Língua Portuguesa - 2ª Edição Revisada", do autor Domingos Paschoal Cegalla.
Além de ser recomendado pelo Tele Gramática, segundo a sinopse, "pretende ser um guia a indicar rumos certos, um mapa onde estão assinalados os obstáculos e as encruzilhadas diante dos quais tantas vezes param perplexos os usuários da Língua Portuguesa".
Ele poderia ficar na redação para todos consultá-lo.
Abraços.
Yrit Sitnik
Yrit Sitnik

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/06/2008
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Juliana 8/7/2008, 16:51

Essa lista que a Vanessa falou acho bem importante termos, pois não é sempre que temos um verbo na manga para colocar. O livro que Yrit sugeriu também acho muito bom que tenhamos um an redação, pois parece casar com o que está sendo discutido por nós no momento.

beijos

Juliana

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty outro livro

Mensagem  Vanessa Barbosa 8/7/2008, 17:11

Yrit Sitnik escreveu:Sugiro a aquisição de um livro chamado "Dicionário de dificuldades da Língua Portuguesa - 2ª Edição Revisada", do autor Domingos Paschoal Cegalla.
Além de ser recomendado pelo Tele Gramática, segundo a sinopse, "pretende ser um guia a indicar rumos certos, um mapa onde estão assinalados os obstáculos e as encruzilhadas diante dos quais tantas vezes param perplexos os usuários da Língua Portuguesa".
Ele poderia ficar na redação para todos consultá-lo.
Abraços.

Aproveitando a idéia da Yrit, outro livro bacana para termos é o "Português do Dia-a-Dia - como falar e escrever melhor", do Prof. Sérgio Nogueira (aquele do "Soletrando", do Caldeirão do Huck). É baratinho e tem várias dicas de verbos e expressões que sempre ficamos em dúvida.

Vanessa Barbosa

Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Marina 9/7/2008, 08:20

Juliana escreveu:Essa lista que a Vanessa falou acho bem importante termos, pois não é sempre que temos um verbo na manga para colocar. O livro que Yrit sugeriu também acho muito bom que tenhamos um an redação, pois parece casar com o que está sendo discutido por nós no momento.

beijos

Essa lista nós já temos (sempre dá pra complementar, claro), tá até colada na minha antiga mesa...

Marina

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Lidiane Bueno 9/7/2008, 10:42

eu acho que deveríamos continuar usando aproximadamente 30 mil pessoas ou um pouco mais de 80 mil pessoas, etc.

particularmente, não gosto de usar números quebrados. acho que quando escrevemos mais de 30 mil pessoas, o leitor entende que é um número próximo a este. do contrário, escreveríamos quase 1 milhão de pessoas.

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Lidiane Bueno 9/7/2008, 10:47

ah! e também concordo que precisamos de um dicionário novo e livros para consultar. o do Cegalla , acho uma boa opção. tem também a "Novíssima Gramática da Lingua Portuguesa" , dele também. poderiam comprar algumas opções, não é?

Lidiane Bueno

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  zanei 10/7/2008, 09:30

Marina escreveu:Definição de 'ter', by dicionário Aurélio muito rasgado aqui da redação (também acho que merecíamos um dicionário novo, vai..): ter a posse de, possuir, estar na posse de, ser dotado de, ser possuído, ser possuidor.

Definição de 'possuir': ter ou reter em seu poder, ter a posse de, deter, ex.:"nenhum país da Europa possui os mais belos túmulos do que Portugal" (opa, 'país da Europa' é inanimado e usaram 'possuir').

Os dois são sinônimos e não é nem implicância minha! O Sr. Aurélio que disse, então continuo achando vício de linguagem.

Não estou dizendo pra que seja permitido escrever como bem entender, só defendendo motivos plausíveis para não utilizar determinada palavra. Concordo com o não-uso de "tudo" e "todos", por exemplo, porque generalizam algo. Assim como não gosto de "mais de 30 mil pessoas estiveram na feira", porque "mais de 30 mil pessoas" pode ser 30.001 ou um milhão.

Boa argumentação, Marina. Fica minha sugestão para que o Maurício comece o processo de aquisição do Aurélio digital para a instalação nos PCs da Editoria. Não é tão caro. O produzido pela Positivo pode ser instalado em três computadores. Poderíamos começar pelos dos editores. Ganha-se muito tempo e qualidade de texto.
zanei
zanei

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty VERBOS DICENDI

Mensagem  Andreia 10/7/2008, 14:11

Eles se chamam VERBOS DICENDI e aí vai a minha colaboração:
Abordar
Acentuar
Aconselhar
Acreditar
Acrescentar
Acusar
Adiantar
Admirar-se
Admitir
Admoestar
Advertir
Afirmar
Ajuntar
Ajustar
Alardear
Alegar
Alegrar-se
Alertar
Alfinetar
Alinhar
Aludir
Ameaçar
Amenizar
Analisar
Animar(se)
Anotar
Antever
Anuir
Anunciar
Apontar
Apostar
Apregoar
Argüir
Argumentar
Arrematar
Arriscar
Arrolar
Assegurar
Asseverar
Assinalar
Assustar-se
Atacar
Atestar
Atribuir
Avaliar
Avisar
Balbuciar
Bradar
Bravatear
Brincar
Calcular
Censurar
Chamar a atenção
Citar
Classificar
Cobrar
Comemorar
Comentar
Comparar
Complementar
Completar
Compreender
Comprometer-se
Comprovar
Comunicar
Conclamar
Concluir
Concordar
Condenar
Confessar
Confiar
Confidenciar
Confirmar
Confundir-se
Congratular-se
Conjecturar
Consolar-se
Constatar
Contabilizar
Contar
Contemporizar
Contestar
Contra-atacar
Contradizer
Contrapor-se
Credenciar-se
Crer
Criticar
Decepcionar-se
Declarar(se)
Defender(se)
Definir(se)
Deixar escapar
Demonstrar
Denunciar
Deplorar / Depor
Derramar-se
Desabafar
Desafiar
Desarmar-se
Descansar
Descartar
Descobrir
Desconfiar
Desculpar-se
Desdenhar
Desenvolver
Desesperar-se
Desmentir
Destacar
Determinar
Devolver
Diagnosticar
Discordar
Discorrer
Discursar
Disfarçar
Disparar
Distinguir
Divertir-se
Dizer
Elogiar
Elucidar
Emendar
Emocionar-se
Encavacar
Encerrar
Endossar
Enfatizar
Enfocar
Engatilhar
Ensinar
Ensinar
Entender
Entender
Entusiasmar-se
Enumerar
Esbravejar
Escandalizar-se
Escapar
Esclarecer
Esconjurar
Espantar-se
Esquivar-se
Estabelecer
Estimar
Evidenciar
Exagerar
Exclamar
Exemplificar
Exigir / Eximir-se
Exortar / Explanar
Explicar
Explicitar
Explodir
Expor
Expressar-se
Exprimir-se
Extasiar-se
Externar
Exultar
Falar
Fazer coro
Festejar
Filosofar
Finalizar
Frisar
Fulminar
Gabar-se
Garantir
Gemer / Gritar
Gritar
Historiar
Historiar
Identificar
Ilustrar
Imaginar
Incentivar
Indagar
Indicar
Indignar-se
Informar
Insistir
Interpretar
Interrogar
Ir (mais) além
Ironizar / Irritar-se
Isentar-se
Jurar
Justificar(se)
Lamentar(se)
Lamuriar-se
Lembrar(se)
Limitar-se a dizer
Manifestar-se
Maravilhar-se
Mentalizar
Minimizar
Mostrar
Murmurar
Narrar / Negar
Nomear / Notar
Objetar
Observar
Opinar
Ordenar
Ordenar
Orgulhar-se
Pedir
Penitenciar-se
Pensar
Perguntar(se)
Ponderar
Ponderar
Precisar
Precisar
Preconizar
Predizer
Pregar
Preocupar-se
Prever
Proclamar
Profetizar
Prognosticar
Propor
Propugnar
Prosseguir
Protestar
Provocar
Queixar-se
Questionar
Raciocinar
Reafirmar
Reagir
Rebater
Receitar
Reclamar
Recompor-se
Reconhecer
Recordar(se)
Redimir-se
Refazer-se
Refletir
Reforçar
Regalar-se
Registrar
Regozijar-se
Rejeitar
Rejubilar-se
Relacionar
Relatar
Relativizar
Relembrar(se)
Rememorar
Replicar
Resguardar-se
Resignar-se
Resistir
Resmungar
Responder
Responsabilizar-se
Ressaltar
Ressalvar
Ressentir-se
Resumir
Retrucar
Revelar
Revidar
Revoltar-se
Rezar
Rugir
Sacramentar
Salientar
Segredar
Sentenciar
Simplificar
Sintetizar
Solicitar
Sonhar
Sublinhar
Sugerir
Supor
Suspirar
Sussurrar
Sustentar
Tachar / Temer
Teorizar
Terminar
Testemunhar
Titubear
Transmitir
Trombetear
Vaticinar
Ver / Viajar
Vibrar
Vociferar
Zombar


Marina escreveu:
Juliana escreveu:Essa lista que a Vanessa falou acho bem importante termos, pois não é sempre que temos um verbo na manga para colocar. O livro que Yrit sugeriu também acho muito bom que tenhamos um an redação, pois parece casar com o que está sendo discutido por nós no momento.

beijos

Essa lista nós já temos (sempre dá pra complementar, claro), tá até colada na minha antiga mesa...
Andreia
Andreia

Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Maurício 10/7/2008, 14:19

Ótimo, Andréia! Eu estava procurando esse arquivo e não encontrava!
Acho que, apesar de ter ficado longo Shocked , podemos ir somando novos verbos a essa lista ae pessoal! Depois filtramos e criamos um novo árquivo com as sugestões de todos...


Sobre o dicionário, estou solicitando ao Bruno a aquisição de versões digitais do Aurélio (esse link aqui http://www.americanas.com.br/AcomProd/1858/153576). Assim que eu tiver um retorno, comunico a todos!
Maurício
Maurício
Admin

Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 47

https://mobile.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de Jornalismo Móbile Empty Re: Manual de Jornalismo Móbile

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos