Jornalismo Móbile
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O QUE O PROJETO DEVE TER?

+14
Michele SP
Daniela
Juliana
Francine
cida demarchi
Lidiane Bueno
Amilcar
Marina
Eduk
Sabrina
Paula
Yrit Sitnik
zanei
Maurício
18 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Re: O QUE O PROJETO DEVE TER?

Mensagem  Michele SP 27/6/2008, 18:44

Dentre as sugestões que consegui ler, a questão do FTP acho que deve ser repensada mesmo, pois é muito ruim nós não termos acesso as imagens que já foram colocadas. Um banco de imagens também ajudaria.
Prometo pensar em novas idéias e colaborar de forma mais efetiva.
Abraços a todos!

Michele SP

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Uau!!!

Mensagem  zanei 28/6/2008, 13:00

Very Happy Pelo que percebi, o Forum já está dando bons resultados. Muito legal ver que SP está participando (cadê a gauchada???) e que está havendo a integração (por enquanto de idéias) entre setores... Achei mil a proposta da Cida de integrar as informações que a Criação tem e que podem ser muito úteis à Editoria. Será que a Editoria não tem alguma coisa a disponibilizar à Criação???
zanei
zanei

Mensagem  zanei 28/6/2008, 13:34

Amilcar escreveu:Pessoal,

sugiro o seguinte: vamos organizar, ou ajudar a desenvolver, ferramentas de banco de dados (imagens e textos) que nos auxiliem na nossa produção diária. Exemplos: banco de dados de fotos e de fontes, com datas de utilização nas publicações, para que saibamos que imagem foi usada recentemente, e onde, e que fonte foi ouvida, onde e a respeito de que assunto. Assim, evitamos a repetição, não só nas diferentes publicações da Móbile, como nas mesmas publicações.
Quanto ao nome, não pensei nada, ainda, mas acho que devíamos pensar em algo que represente novo ambiente, nova cultura, nova... sei lá. Que papo mais "cabeça". Ó, quem sabe, Papo Cabeça?

Falou.

P.S.: Preciso conversar com o Zanei. Aquela história de que antes a redação só tinha pessoas bonitas, inteligentes e jovens pegou mal. Então quer dizer que agora temos também gente feia, velha e burra. Ô Zanei, vê lá, hein? Magoou...

Amilcar

Laughing Laughing Laughing Bom... Quanto a beleza não há o que se discutir; quanto a juventude, ainda bem que o tempo nos acrescenta experiência; e quanto a inteligência, digamos que mantivemos o nível (alto, é claro!)
zanei
zanei

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty off topic

Mensagem  zanei 28/6/2008, 14:04

Já que um dos motivos deste Forum é a integração, quero informar a todos de que a colega Marina defendeu seu trabalho de conclusão de curso na sexta-feira e foi aprovada com grau máximo pela banca. Suspect Embarassed
zanei
zanei

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty jornal, web, revistas, especiais et

Mensagem  zanei 29/6/2008, 10:42

Sugiro que o sistema possibilite que a matriz e as sucursais acessem diretamente templates (páginas pré-diagramadas) do jornal, das revistas etc. Assim uma página ou coluna que tenhamos certeza que não vai mudar visualmente pode ser trabalhada diretamente no diagrama pelo repórter ou editor (fazer o texto, titular e colocar fotos diretamente na página) de qualquer praça e que esta mesma página possa ser trabalhada na sequência por outro jornalista, diagramador, criação etc. Sugiro também que o sistema possibilite transporte e depósito de material multimídia (áudio e/ou imagens em movimento)... Não sei se ficou bem claro. scratch
zanei
zanei

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Agenda

Mensagem  Marina 30/6/2008, 08:48

Outra coisa que queria sugerir nesta "agenda" de tudo (fontes, fotos com paulo, status da edição e etc..), é que sejam postados eventos que são importantes ou que serão cobertos por alguém, tanto de alguma sucursal quanto daqui mesmo. Logo depois que o evento acontecer, se não houver tempo para escrever a notícia completa, quem esteve no local pode postar apenas as informações básicas (quem, o quê, quando, o que fulano disse...) e nós podemos escrever daqui. Assim, ficaria muito mais fácil divulgá-los em "tempo real"...

Esse coquetel de lançamento do Jornal do Gasômetro, por exemplo, aconteceu dia 5 de junho e só fiquei sabendo no dia 27! Ou seja, foi publicado com mais de 20 dias de atraso, é muita coisa!

Bjos da ex-universitária Razz

Marina

Mensagem  Maurício 30/6/2008, 10:37

Marina escreveu:Outra coisa que queria sugerir nesta "agenda" de tudo (fontes, fotos com paulo, status da edição e etc..), é que sejam postados eventos que são importantes ou que serão cobertos por alguém, tanto de alguma sucursal quanto daqui mesmo. Logo depois que o evento acontecer, se não houver tempo para escrever a notícia completa, quem esteve no local pode postar apenas as informações básicas (quem, o quê, quando, o que fulano disse...) e nós podemos escrever daqui. Assim, ficaria muito mais fácil divulgá-los em "tempo real"...

Esse coquetel de lançamento do Jornal do Gasômetro, por exemplo, aconteceu dia 5 de junho e só fiquei sabendo no dia 27! Ou seja, foi publicado com mais de 20 dias de atraso, é muita coisa!

Parabéns formanda!
Quando estivermos com o esquema legal, a própria pessoa que foi ao evento vai poder cadastrar a notícia de forma remota, já que vamos dar foco à agilidade que o portal oferece, e já que todos vão escrever para ele.

Mas a idéia da agenda de incluir eventos é muito boa.
Além disso, esse esquema de incluir informações curtas e diretas (quem, o que, quando, onde, pq, fotos, etc) pode ser desenvolvido para as seções de notas e para a cobertura de feiras. A empresa mesmo poderia ter acesso a alguma página externa ao nosso sistema, onde ela poderia preencher campos com as informações dela.
Maurício
Maurício
Admin

https://mobile.forumeiro.com

Mensagem  Michele SP 30/6/2008, 10:57

Maurício escreveu:
Marina escreveu:Outra coisa que queria sugerir nesta "agenda" de tudo (fontes, fotos com paulo, status da edição e etc..), é que sejam postados eventos que são importantes ou que serão cobertos por alguém, tanto de alguma sucursal quanto daqui mesmo. Logo depois que o evento acontecer, se não houver tempo para escrever a notícia completa, quem esteve no local pode postar apenas as informações básicas (quem, o quê, quando, o que fulano disse...) e nós podemos escrever daqui. Assim, ficaria muito mais fácil divulgá-los em "tempo real"...

Parabéns formanda!
Quando estivermos com o esquema legal, a própria pessoa que foi ao evento vai poder cadastrar a notícia de forma remota, já que vamos dar foco à agilidade que o portal oferece, e já que todos vão escrever para ele.

Mas a idéia da agenda de incluir eventos é muito boa.
Além disso, esse esquema de incluir informações curtas e diretas (quem, o que, quando, onde, pq, fotos, etc) pode ser desenvolvido para as seções de notas e para a cobertura de feiras. A empresa mesmo poderia ter acesso a alguma página externa ao nosso sistema, onde ela poderia preencher campos com as informações dela.

Michele SP

Mensagem  Marina 30/6/2008, 11:14

O coquetel foi dia 25, eu que confundi as datas!
Mas a idéia da agenda vale mesmo assim king

Marina

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Melhorias nos equipamentos

Mensagem  Vanessa Barbosa 30/6/2008, 14:30

Olá pessoal, tudo bem?
A idéia de colocar câmeras na matriz e nas sucursais pode até ser divertida, mas antes que isso aconteça, acho que é necessário uma atualização nas máquinas, pelo menos aqui em São Paulo. Não sei como é em Curitiba ou no RS, mas aqui nossas máquinas estão bem velhinhas, e isso acaba prejudicando nosso trabalho em certos momentos.
E vocês conhecem a Lei de Murphy, né? Quando você está com mais pressa, SEMPRE acontece alguma coisa no computador. Já cheguei a perder uma matéria de 3 páginas e tive que escrever tudo de novo...
Não encarem isso como uma reclamação e sim como um "pedido de socorro"... Wink
A idéia da agenda achei fantástica! Organização e comunicação é tudo!
Abraços a todos!

Vanessa Barbosa

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty BANCO DE FONTES

Mensagem  rafael augusto 30/6/2008, 15:04

Poderia ter um banco de fontes..............cada um, de tempos em tempos, poderia ir lá e postar algumas fontes que depois poderão ser úteis para as matérias dos colegas....

abraços

O essencial é invisível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
rafael augusto
rafael augusto

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Mais organizado

Mensagem  Andreia 30/6/2008, 15:14

Bem... cheguei bem atrasada aqui.
Achei interessante a sugestão da agenda e acho que poderíamos organizar ainda mais, citando, por exemplo, o dia em que algum repórter entrou em contato com uma fonte. Assim, evitaríamos a confusão que ocorre, principalmente, com alguns clientes - que não sabem o que é pra mandar para quem.
O contato entre os repórteres torna-se indispensável em algumas situações. flower
Além disso, lembrei de algo que foi falado aqui na redação a muito tempo e nunca foi imposto. Poderíamos, dentro da mesma idéia já sugerida, criar uma lista com os temas mais "genéricos" das revistas e citar a sua localização.
Exemplo: Adesivos - Sob Medida 42
Andreia
Andreia

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Pautas para o Paulo Bau

Mensagem  Michele SP 30/6/2008, 16:02

Eu sugiro que o Paulo receba as pautas também, assim como todos os repórteres recebem.
Desta forma, ele fica mais por dentro dos assuntos, consegue visualizar os prazos e tem uma noção do foco que será dada a matéria. Assim, quando ele for fotografar, fica mais fácil e diminui o risco dele fazer imagens que não condizem com o que foi pedido.
Seria interessante constar nas pautas o que deve ser fotografado, assim como a Mariana fazia.

Michele SP

Mensagem  Lidiane Bueno 30/6/2008, 16:59

Paula escreveu:Acho importante que o sistema tenha um lugar no qual possamos fazer um controle de como está o agendamento de fotos (com o Paulo, principalmente, e com outros eventuais fotógrafos). Um quadro que mostre a agenda dele, contendo descrição do que ele vai fotografar e endereço (as vezes, pode ser que um repórter precise que ele faça imagens perto de um lugar onde outro repórter o tenha pautado também. Se as fotos forem marcadas em uma mesma tarde, por exemplo, o processo fica mais ágil).

Além disso, poderíamos ter um espaço para sugerir fotos "genéricas", para irmos completando nosso banco de imagens. Eu, por exemplo, sempre preciso de umas fotos gerais de indústria, e sei que as revistas de varejo sempre precisam também. Fotos de reuniões (com modelos mesmo), fotos de "aperto de mão" (as do Photo Disc já estão manjadíssimas)... Com as sugestões de todo mundo, fica mais fácil pedir para o fotógrafo dedicar uns dias para produzir essas imagens (que vivem nos "salvando").
Cool (E viva o final de semana!)

acho importantíssimo o controle do agendamento de fotos. assim, todos podem saber quais fotos, para quais matérias, para quais revistas estão sendo ou já foram feitas.

Lidiane Bueno

Mensagem  Maurício 30/6/2008, 17:27

Imagino que, quando o programa estiver funcionando, todos poderão entrar no sistema e acessar suas pautas e não apenas as pautas das revistas. A hora que a Paula logar no programa, por exemplo, ela vai ter acesso à todas as pautas direcionadas a ela, ou seja, às "Pautas da Paula". Ela vai poder se organizar e programar melhor. O mesmo vale para o Paulo, ou para qualquer fotógrafo. Eles poderão acessar o sistema e ver as pautas que eles têm a executar, para qual revista é, qual é o fechamento, como está agendado o trabalho, etc.

Outra coisa que devemos mudar é a forma como fazemos as pautas. Hoje, a revista é desenhada a partir a visão de uma única pessoa: o editor. Se esta visão está errada, a revista vai sair errada. Se a visão está sem criatividade, a revista também vai ter esta característica, e por aí vai.

Então, acho que uma das grandes mudanças que devemos ter é justamente o fato de aproveitarmos o conhecimento de todos. Todos vão poder participar e interagir. E não apenas no conetúdo. Esses debates e essa integração vão permitir que até as fotos e fontes de uma matéria sejam sugeridas e discutidas por toda a equipe.
Maurício
Maurício
Admin

https://mobile.forumeiro.com

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Classificação da Informação

Mensagem  Eduk 30/6/2008, 17:40

Partindo desse conceito muito utilizado em bancos de dados e sistemas/web, seria interessante se adotássemos algo similar, e que já existe (em parte) no portal:

- Se na criação de qualquer conteúdo (pelo menos digital) houvesse uma classificação (Varejo, Varejo Infantil, Indústria, Decoração, Marcenaria e Internacional);

- Distinção (e classificação na ferramenta) entre NOTAS (~30 palavras), NOTÍCIAS (~120 palavras) e MATÉRIAS (~300 palavras);

Assim tornaríamos as informações mais organizadas e "rastreáveis", tanto para nós quanto para os leitores. Esse cuidado também facilitaria a criação de novos canais de conteúdo no portal.
Eduk
Eduk

http://www.emobile.com.br

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty And more...

Mensagem  Eduk 30/6/2008, 19:10

- Incluir outros links complementares (do próprio portal ou externos), citando sempre a fonte;
- Incluir palavras-chave relacionadas para facilitar os motores de busca;
- Legendar todas as fotografias e vídeos (se possível);
Eduk
Eduk

Mensagem  Paula 1/7/2008, 09:49

Eduk escreveu:Partindo desse conceito muito utilizado em bancos de dados e sistemas/web, seria interessante se adotássemos algo similar, e que já existe (em parte) no portal:

- Se na criação de qualquer conteúdo (pelo menos digital) houvesse uma classificação (Varejo, Varejo Infantil, Indústria, Decoração, Marcenaria e Internacional);

- Distinção (e classificação na ferramenta) entre NOTAS (~30 palavras), NOTÍCIAS (~120 palavras) e MATÉRIAS (~300 palavras);

Assim tornaríamos as informações mais organizadas e "rastreáveis", tanto para nós quanto para os leitores. Esse cuidado também facilitaria a criação de novos canais de conteúdo no portal.

Mas, no eMobile, as notícias já não são cadastradas em Varejo, Varejo Infantil, Indústria, Decoração, Marcenaria e Internacional? De qualquer maneira, acho isso interessante, até porque os leitores de cada uma dessas áreas são bem específicos (acho que só "internacional" acaba valendo um pouco para todos"). As revistas já são bem direcionadas para cada tipo de público, acho importante isso passar para o portal também. pirat

No entanto, discordo dessa distinção entre notas, notícias e matérias. Em primeiro lugar porque, ao meu ver, todas as informações são notícias (notícia é a alma do jornalismo, não faz sentido publicar algo sem notícia). Essa distinção talvez possa ser feita entre nota, reportagem e reportagem especial, sendo notas aquelas de um ou dois parágrafos, as reportagens um pouco maiores, e reportagens especiais aquelas que permitem um tempo maior de apuração dos fatos (assim como é feito em outros veículos de comunicação).
Paula
Paula

Mensagem  Paula 1/7/2008, 09:58

Andreia escreveu:Bem... cheguei bem atrasada aqui.
Achei interessante a sugestão da agenda e acho que poderíamos organizar ainda mais, citando, por exemplo, o dia em que algum repórter entrou em contato com uma fonte. Assim, evitaríamos a confusão que ocorre, principalmente, com alguns clientes - que não sabem o que é pra mandar para quem.
O contato entre os repórteres torna-se indispensável em algumas situações. flower
Além disso, lembrei de algo que foi falado aqui na redação a muito tempo e nunca foi imposto. Poderíamos, dentro da mesma idéia já sugerida, criar uma lista com os temas mais "genéricos" das revistas e citar a sua localização.
Exemplo: Adesivos - Sob Medida 42

Concordo, Andreia! Isso de entrar em contato com a mesma fonte (principalmente clientes) já gerou muita confusão, né? E muitas vezes a confusão não se limita ao jornalismo: quantas vezes os clientes já mandaram fotos que eu havia solicitado para a criação? Saber quem está sendo ouvido e para qual revista nos ajudaria bastante. Talvez seja até o caso de repensarmos as distribuições das notas (olha eu me metendo no trabalho dos editores... hahaha Laughing ). Mas, por exemplo, se eu tiver que ouvir a empresa X para a cobertura de uma feira na Fornecedores, e a Andreia precisar ouvir a mesma empresa para a seção de notas da Sob, talvez fosse mais fácil se uma só de nós solicitasse tudo de uma só vez. Mesmo que, posteriormente, cada um escreva a sua nota.
Paula
Paula

Mensagem  Eduk 1/7/2008, 10:56

Paula escreveu:
Eduk escreveu:Partindo desse conceito muito utilizado em bancos de dados e sistemas/web, seria interessante se adotássemos algo similar, e que já existe (em parte) no portal:

Mas, no eMobile, as notícias já não são cadastradas em Varejo, Varejo Infantil, Indústria, Decoração, Marcenaria e Internacional? De qualquer maneira, acho isso interessante, até porque os leitores de cada uma dessas áreas são bem específicos (acho que só "internacional" acaba valendo um pouco para todos"). As revistas já são bem direcionadas para cada tipo de público, acho importante isso passar para o portal também. pirat

No entanto, discordo dessa distinção entre notas, notícias e matérias. Em primeiro lugar porque, ao meu ver, todas as informações são notícias (notícia é a alma do jornalismo, não faz sentido publicar algo sem notícia). Essa distinção talvez possa ser feita entre nota, reportagem e reportagem especial, sendo notas aquelas de um ou dois parágrafos, as reportagens um pouco maiores, e reportagens especiais aquelas que permitem um tempo maior de apuração dos fatos (assim como é feito em outros veículos de comunicação).

Sem problemas os nomes passarem a ser "nota", "reportagem" e "reportagem especial". A intenção dessa distinção seria apenas facilitar a portabilidade de mídias (por exemplo, notas poderiam ser disparadas para celular via SMS).
Eduk
Eduk

O QUE O PROJETO DEVE TER? - Página 2 Empty Espaço para o Conexão Móbile

Mensagem  Sibely Silva Santana Lobo 1/7/2008, 15:23

Pessoal!

Que tal reservar um espaço para o Conexão Móbile? Afinal poderemos contar com a colaboração de mais pessoas e assim ter mais sugestões, novidades, feedback a respeito das edições e etc. Embarassed

Sibely Silva Santana Lobo

Mensagem  Paula 1/7/2008, 15:36

Maurício escreveu:
Outra coisa que devemos mudar é a forma como fazemos as pautas. Hoje, a revista é desenhada a partir a visão de uma única pessoa: o editor. Se esta visão está errada, a revista vai sair errada. Se a visão está sem criatividade, a revista também vai ter esta característica, e por aí vai.

Então, acho que uma das grandes mudanças que devemos ter é justamente o fato de aproveitarmos o conhecimento de todos. Todos vão poder participar e interagir. E não apenas no conetúdo. Esses debates e essa integração vão permitir que até as fotos e fontes de uma matéria sejam sugeridas e discutidas por toda a equipe.

No jornal-laboratório da faculdade (Comunicare, conhece, Zanei? study ) fazíamos essa experiência de discutir as pautas via fórum virtual. Acredito que esse tipo de discussão seria super benéfica para as revistas. Os editores poderiam postar quais temas obrigatoriamente devem constar em cada edição (os especiais, por exemplo), e logo todos passam a sugerir abordagens para essas reportagens, além de novas pautas. Nesse espaço já podemos ir sugerindo fontes ou outros materiais de apoio, independentemente do repórter que for fazer a matéria em questão.

E parabéns Marina e Rafa! cheers
Paula
Paula

Mensagem  Lidiane Bueno 1/7/2008, 15:53

Michele SP escreveu:Eu sugiro que o Paulo receba as pautas também, assim como todos os repórteres recebem.
Desta forma, ele fica mais por dentro dos assuntos, consegue visualizar os prazos e tem uma noção do foco que será dada a matéria. Assim, quando ele for fotografar, fica mais fácil e diminui o risco dele fazer imagens que não condizem com o que foi pedido.
Seria interessante constar nas pautas o que deve ser fotografado, assim como a Mariana fazia.

Concordo do Paulo ter acesso às pautas, conhecer o foco das matérias e os prazos, mas, mesmo assim, a responsabilidade por orientar quanto às fotos tem que continuar sendo do repórter. afinal, ele fez as entrevistas, já imagina o texto, etc. acho que o mesmo vale quanto a constar nas pautas o que deve ser fotografado. a pauta pode até trazer uma idéia,mas, só quem está no lcoal fazendo a matéria pode ter a dimensão do que merece ser destacado nas fotos ou não.

Lidiane Bueno

Mensagem  Lidiane Bueno 1/7/2008, 16:02

Paula escreveu:
Maurício escreveu:

No jornal-laboratório da faculdade (Comunicare, conhece, Zanei? study ) fazíamos essa experiência de discutir as pautas via fórum virtual. Acredito que esse tipo de discussão seria super benéfica para as revistas. Os editores poderiam postar quais temas obrigatoriamente devem constar em cada edição (os especiais, por exemplo), e logo todos passam a sugerir abordagens para essas reportagens, além de novas pautas. Nesse espaço já podemos ir sugerindo fontes ou outros materiais de apoio, independentemente do repórter que for fazer a matéria em questão.

uma das coisas que mais sinto falta são as reuniões de pauta. acho muito importante MESMO todos contribuírem com suas idéias. Quanto à discutir as pautas virtualmente, acho que poderia ser um ponto de partida. aí, poderíamos reunir todas as sugestões e fazer uma reunião final para definir a pauta com a participação de todos. assim, vamos estimular também um maior contato pessoal entre nós porque, às vezes, fica cada um "mergulhado" em seu trabalho e não trocamos muitas informações.

Lidiane Bueno

Mensagem  Lidiane Bueno 1/7/2008, 16:04

Lidiane Bueno escreveu:
Paula escreveu:
Maurício escreveu:

uma das coisas que mais sinto falta são as reuniões de pauta. acho muito importante MESMO todos contribuírem com suas idéias. Quanto à discutir as pautas virtualmente, acho que poderia ser um ponto de partida. aí, poderíamos reunir todas as sugestões e fazer uma reunião final para definir a pauta com a participação de todos. assim, vamos estimular também um maior contato pessoal entre nós porque, às vezes, fica cada um "mergulhado" em seu trabalho e não trocamos muitas informações.
E parabéns também aos dois: Marina e Rafa!

Lidiane Bueno

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo