Debate Relâmpago! - Feira ForMóbile
+8
Eduk
Amilcar
Daniela
Vanessa Barbosa
Sabrina
rafael augusto
Paula
Maurício
12 participantes
Página 1 de 1
Pessoal...
A feira ForMóbile começa em duas semanas e teremos várias novidades lá.
Uma delas é a produção de matérias no formato de vídeo para o portal eMobile. Outra é a filmagem de uma entrevista tipo Mesa Redonda, onde vamos debater com empresários alguns assuntos polêmicos. Essa entrevista também será divulgada no eMobile (como vídeo) e na revista Fornecedores (trasncrita).
Então, precisamos debater aqui, de forma relâmpago, dois temas:
1 - O que mais podemos "inventar" na ForMóbile? O que mais o jornalismo pode fazer de diferente/interessante aos leitores/legal para nosso dia-a-dia durante o evento?
2 - Que pautas podem virar vídeo na ForMóbile?
A Maina já sugeriu alguns que estão relacionados abaixo. Se vocês tiverem mais idéias, é só postar!!!!
DEBATE RELÂMPAGO - AMANHÃ, QUARTA, DIA 16 TERMINA!!!!!
Idéias da Marina:
* Geral: apresentando números da feira (expositores, tamanho, expectativa de visitação)
* Abertura dos portões e expectativa dos visitantes
* Credenciamento
* TexBrasil Decor
* ForMar:
- Marcenaria Modelo
- Seminário "Marceneiro, um empresário de sucesso"
- Seminário "Gestão profissional nas revendas"
* Visitantes de "primeira viagem" x visitantes que já conheciam a feira
* Caravanas de marceneiros
* Visitação internacional
* Palestra sobre tamburato
* Estandes com apresentações/demonstrações
* Balanço final: visitação, opinião de visitantes...
A feira ForMóbile começa em duas semanas e teremos várias novidades lá.
Uma delas é a produção de matérias no formato de vídeo para o portal eMobile. Outra é a filmagem de uma entrevista tipo Mesa Redonda, onde vamos debater com empresários alguns assuntos polêmicos. Essa entrevista também será divulgada no eMobile (como vídeo) e na revista Fornecedores (trasncrita).
Então, precisamos debater aqui, de forma relâmpago, dois temas:
1 - O que mais podemos "inventar" na ForMóbile? O que mais o jornalismo pode fazer de diferente/interessante aos leitores/legal para nosso dia-a-dia durante o evento?
2 - Que pautas podem virar vídeo na ForMóbile?
A Maina já sugeriu alguns que estão relacionados abaixo. Se vocês tiverem mais idéias, é só postar!!!!
DEBATE RELÂMPAGO - AMANHÃ, QUARTA, DIA 16 TERMINA!!!!!
Idéias da Marina:
* Geral: apresentando números da feira (expositores, tamanho, expectativa de visitação)
* Abertura dos portões e expectativa dos visitantes
* Credenciamento
* TexBrasil Decor
* ForMar:
- Marcenaria Modelo
- Seminário "Marceneiro, um empresário de sucesso"
- Seminário "Gestão profissional nas revendas"
* Visitantes de "primeira viagem" x visitantes que já conheciam a feira
* Caravanas de marceneiros
* Visitação internacional
* Palestra sobre tamburato
* Estandes com apresentações/demonstrações
* Balanço final: visitação, opinião de visitantes...
Re: Debate Relâmpago! - Feira ForMóbile
Uma matéria legal para fazer em vídeo é sobre "figuras" da feira. Sempre há umas pessoas fantasiadas nos estandes (como a própria móbile tinha, na edição passada), humoristas... Seria uma matéria mais descontraída, poderíamos mostrar a reação das pessoas ao verem esses personagens (não devem faltar os “tiozões” que tiram as meninas para dançar ou coisas do tipo).
Outra sugestão: poderíamos fazer uma reportagem dos "bastidores" da feira, mostrando os trabalhadores das cozinhas, da limpeza e da própria organização. Algo do tipo “como tudo funciona”.
Ainda nessa onda de bastidores, poderíamos fazer um vídeo sobre os bastidores da produção do Diário Móbile. Acompanhar alguns repórteres fazendo essas matérias durante o dia, acompanhar o fechamento no final da noite, entre outras coisas.
Ah, aproveitando a deixa, todos poderiam aproveitar esse tópico e sugerir temas para reportagens do Diário Móbile (que irá circular nos dias 29, 30 e 31, na feira mesmo).
Outra sugestão: poderíamos fazer uma reportagem dos "bastidores" da feira, mostrando os trabalhadores das cozinhas, da limpeza e da própria organização. Algo do tipo “como tudo funciona”.
Ainda nessa onda de bastidores, poderíamos fazer um vídeo sobre os bastidores da produção do Diário Móbile. Acompanhar alguns repórteres fazendo essas matérias durante o dia, acompanhar o fechamento no final da noite, entre outras coisas.
Ah, aproveitando a deixa, todos poderiam aproveitar esse tópico e sugerir temas para reportagens do Diário Móbile (que irá circular nos dias 29, 30 e 31, na feira mesmo).
Paula- Mensagens : 39
Muito legais as idéias da Paula quanto aos bastidores e quanto aos "figurões" da feira......
acho que na quetsão dos visitantes internmacionais poderíamos ver se a organização tem idéia de número de negócios fechados com compradores estrangeiros, se puder, entrevistar alguns deles (nessa eu não vou poder me meter, pois não sou poliglota hehe...) e ver com eles o que acham do setor moveleiro do brasil, o que acham das ferragens e acessórios aqui fabricados, etc.....
acho que outra coisa que poderia ser tratado, acho que mais no diário do que nos vídeos, é o fato de que muitos marceneiros (ao menos os que eu entrevistei para matérias na sob) visitam a feira e vão em estantes de fornecedores das indústrias em série, e não só nos fornecedores de marcenarias.......eles fazem isso (ao menos é o que sinto deles) para tger maior conhecimento sobre os produtos e melhores referências sobre tendências.....
abraços
acho que na quetsão dos visitantes internmacionais poderíamos ver se a organização tem idéia de número de negócios fechados com compradores estrangeiros, se puder, entrevistar alguns deles (nessa eu não vou poder me meter, pois não sou poliglota hehe...) e ver com eles o que acham do setor moveleiro do brasil, o que acham das ferragens e acessórios aqui fabricados, etc.....
acho que outra coisa que poderia ser tratado, acho que mais no diário do que nos vídeos, é o fato de que muitos marceneiros (ao menos os que eu entrevistei para matérias na sob) visitam a feira e vão em estantes de fornecedores das indústrias em série, e não só nos fornecedores de marcenarias.......eles fazem isso (ao menos é o que sinto deles) para tger maior conhecimento sobre os produtos e melhores referências sobre tendências.....
abraços
rafael augusto- Mensagens : 23
serviços
Galera, acho que poderia ser trabalhada também a questão de serviços, tanto em vídeos como em matérias das revistas e do diário...mostrando questões como traslados, alimentação, orientação aos visitantes na feira, entre outros . . . . . avaliar os serviços com os visitantes e mostrar o que a feira oferece . . . .
abraços !
abraços !
Que tal uma matéria mostrando a montagem da feira?
Desde o pavilhão vazio, toda a montagem dos estandes até a abertura do evento?
Sabrina- Mensagens : 10
Sabrina escreveu:Que tal uma matéria mostrando a montagem da feira?
Acho essa idéia bem bacana. Poderíamos fazer um vídeo também sobre o lado cultural de São Paulo, com opções de passeios para os visitantes após a feira. Já fazemos isso nas matérias, com sugestões de hotéis, restaurantes, etc. Por que não um vídeo?
Vanessa Barbosa- Mensagens : 19
expositores
Assim como o pessoal sugeriu matéria com os visitantes antigos e novos, poderíamos fazer uma mostrando expectativas e pontos de vista de expositores novos e antigos..... :-)
Também seria legal fazermos matérias sobre os 4 segmentos principais da feira: Máquinas e Equipamentos, Matérias-Primas, Ferragens e Acessórios e Serviços. Talvez uma por dia, entrevistando alguns expositores e dando um panorama sobre cada um desses segmentos. Durante a feira, faríamos em video. Posteriormente, na revista.
Daniela- Mensagens : 13
Entrevistas rápidas
Bem, acho que é sempre bom ouvir alguém da organização e participantes interessantes, em rápidas entrevistas: na abertura da feira, no decorrer, no final. Quem sabe, uma entrevista rápida logo na abertura com alguém da organização? Outra sugestão: não sei até que ponto os eventos paralelos devem ser abordados, mas quem sabe uma entrevista com algum dos palestrantes, intercalada com imagens das palestras? Alguém tipo Mechele Popcorn, que falará sobre mega-tendências de consumo e o perfil do consumidor. Se ela não falar português, terá de haver tradução, o que é um problema. Importante: hoje há uma grande preocupação com todos os públicos, que vêem, que ouvem, ou que, por exemplo, só vêem. Por isso, pensar em legendas para os vídeos não é algo tão descabido assim.
Se tiver mais idéias até amanhã, remeto aos canais competentes.
Abraços.
Abraços.
Amilcar- Mensagens : 8
dúvida
Aonde serão editados todos esses vídeos?
Em relação ao formato do vídeo, usaremos o mais comum (com offs, entrevistas, CG, etc)?
Em relação ao formato do vídeo, usaremos o mais comum (com offs, entrevistas, CG, etc)?
Vanessa Barbosa- Mensagens : 19
fazer vídeos vai ser "muito massa" :-)
E mais... muuito mais!
Além dos VÍDEOS, vale informar que a editora também disponibilizará através de seu jornal online, espaços para atualizações em tempo real de FOTOS, AGENDA e NOTÍCIAS relacionadas a feira...
acho que em relação às entrevistas, vale fazer uma com cada palestrante dos eventos paralelos já citados pela Marina. ex:
Marcenaria Modelo : Manfred
Seminário de Revendas: Antônio Carlos Cavalcanti
Seminário marceneiros: Paulo Ferreira (Instituto Supra)
Marcenaria Modelo : Manfred
Seminário de Revendas: Antônio Carlos Cavalcanti
Seminário marceneiros: Paulo Ferreira (Instituto Supra)
Lidiane Bueno- Mensagens : 24
Vale abordar as novidades "úteis" desta edição da feira, como espaços para alimentação na área de credenciamento e os novos lugares para "descanso". Neste caso, valeria entrevistar algum visitante que já participou de outras edições da feira, para saber o que achou da mudança.
Seria legal fazer uma reportagem (talvez isso não sirva para TV) com sugestões de melhoria, dadas por expositores e visitantes, e depois repassar (as cabíveis) para o pessoal da organização.
E por que não uma entrevista com Alexandre Barbosa?
Seria legal fazer uma reportagem (talvez isso não sirva para TV) com sugestões de melhoria, dadas por expositores e visitantes, e depois repassar (as cabíveis) para o pessoal da organização.
E por que não uma entrevista com Alexandre Barbosa?
Andreia- Mensagens : 22
Vanessa Barbosa escreveu:Sabrina escreveu:Que tal uma matéria mostrando a montagem da feira?
Acho essa idéia bem bacana. Poderíamos fazer um vídeo também sobre o lado cultural de São Paulo, com opções de passeios para os visitantes após a feira. Já fazemos isso nas matérias, com sugestões de hotéis, restaurantes, etc. Por que não um vídeo?
Tinha pensado nessa de montagem da feira também, mas como sairemos daqui na terça de manhã, não sei se vai dar tempo de pegar a feira ainda sendo montada... :/
Marina- Mensagens : 39
Amilcar escreveu:Bem, acho que é sempre bom ouvir alguém da organização e participantes interessantes, em rápidas entrevistas: na abertura da feira, no decorrer, no final. Quem sabe, uma entrevista rápida logo na abertura com alguém da organização? Outra sugestão: não sei até que ponto os eventos paralelos devem ser abordados, mas quem sabe uma entrevista com algum dos palestrantes, intercalada com imagens das palestras? Alguém tipo Mechele Popcorn, que falará sobre mega-tendências de consumo e o perfil do consumidor. Se ela não falar português, terá de haver tradução, o que é um problema. Importante: hoje há uma grande preocupação com todos os públicos, que vêem, que ouvem, ou que, por exemplo, só vêem. Por isso, pensar em legendas para os vídeos não é algo tão descabido assim.
Abraços.
A entrevista com a Mechele acho que seria legal, mas não sei se é possível, já que a palestra dela quem está patrocinando é a Móveis de Valor.. Por isso nem coloquei nas pautas. Quanto às legendas, acredito que o problema não seja traduzir, mas sim colocar as legendas no vídeo - provavelmente é preciso mais um programa além do de edição para isso. O que dá pra fazer é traduzir no off mesmo, tipo "fulano, de tal país, disse tal coisa".
Marina- Mensagens : 39
Poderíamos tentar acompanhar um personagem durante sua visita à feira. Pensei na hora em um marceneiro (normalmente eles são os mais queridos). Poderíamos perguntar qual o objetivo dele no evento (comprar uma coladeira de bordas, por exemplo) e ir acompanhando para ver como é o atendimento nos estandes, o que chama mais a atenção do visitante... Um "dia do consumidor" em vídeo!
Vanessa Barbosa escreveu:Aonde serão editados todos esses vídeos?
Acho que os vídeos serão editados em um programa de computador, "comandando" pela Marina, né?
Não sei se todos irão participar da produção das matérias em vídeo, mas acho que seria legal utilizarmos o formato comum mesmo. Até porque o formato "tradicional" foi o único que eu, pelo menos, aprendi.
p.s: Maurício, se não estava programada a participação de todos nessas matérias em vídeo, acho que com essa discussão você acabou de "criar monstros". Acho que todo mundo vai querer participar (inclusive eu)!
Debate Relâmpago
Olá bom dia!
Eu sugiro fazermos um vídeo com o pessoal das caravanas que visitam as feiras. Geralmente são marceneiros bastante animados e eles iriam adorar ser entrevistados. Nisso, dá para mostrar que muitos visitantes vem de lugares bem distantes e que fazem questão de visitar a Formóbile. Cada caravana vai revelar uma história diferente e interessante talvez.
Eu sugiro fazermos um vídeo com o pessoal das caravanas que visitam as feiras. Geralmente são marceneiros bastante animados e eles iriam adorar ser entrevistados. Nisso, dá para mostrar que muitos visitantes vem de lugares bem distantes e que fazem questão de visitar a Formóbile. Cada caravana vai revelar uma história diferente e interessante talvez.
Michele SP- Mensagens : 11
Os vídeos vão ser editados pela Marina sim.
O Kurlam disse que ja tem o software e o Eduardo disse que já tem o setup de todas as configurações de vídeo (tamanho, frames por segundo, etc).
Para que todos saibam: estamos fazendo um teste na Matriz com câmera caseira mesmo, apenas para que a Marina possa "brincar" de ilha de edição antes da feira.
O Kurlam disse que ja tem o software e o Eduardo disse que já tem o setup de todas as configurações de vídeo (tamanho, frames por segundo, etc).
Para que todos saibam: estamos fazendo um teste na Matriz com câmera caseira mesmo, apenas para que a Marina possa "brincar" de ilha de edição antes da feira.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos